
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Moreira, Marli Duffles Donato Lucas Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-06T21:53:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-06T21:53:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744015 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é fruto de minha pesquisa de mestrado com alunos do 3° ano do Ensino Médio, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (PPGECM/UFV) sob a orientação da Profa. Marli Duffles Donato Moreira. Este produto, em formato de caderno didático para professores, apresenta uma proposta de utilização da História da Matemática como recurso didático, com objetivos de: (i) propiciar aos estudantes a apropriação dos objetos matemáticos e, (ii) a construção de uma percepção histórico-cultural da Matemática. Neste caderno, propomos algumas sugestões para o trabalho nas salas de aula de Matemática. Há muito ainda a se pesquisar com relação às potencialidades didáticas da história da matemática na escola básica. Espero que este caderno seja um incentivo a todos os colegas professores a experimentarem este recurso didático. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,1 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Enculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio. | pt_BR |
| Título: dc.title | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional - Lucas Coelho da Silva (1).pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/744015/2/Produto Educacional - Lucas Coelho da Silva (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons