HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Moreira, Marli Duffles Donato Lucas Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-06T21:53:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-06T21:53:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abacipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744015-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é fruto de minha pesquisa de mestrado com alunos do 3° ano do Ensino Médio, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (PPGECM/UFV) sob a orientação da Profa. Marli Duffles Donato Moreira. Este produto, em formato de caderno didático para professores, apresenta uma proposta de utilização da História da Matemática como recurso didático, com objetivos de: (i) propiciar aos estudantes a apropriação dos objetos matemáticos e, (ii) a construção de uma percepção histórico-cultural da Matemática. Neste caderno, propomos algumas sugestões para o trabalho nas salas de aula de Matemática. Há muito ainda a se pesquisar com relação às potencialidades didáticas da história da matemática na escola básica. Espero que este caderno seja um incentivo a todos os colegas professores a experimentarem este recurso didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abacipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons