One sticker is worth a thousand words: o gênero multimodal sticker na perspectiva do letramento visual crítico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Elaine Durval Silva do-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Alda Maria Coimbra Aguilar-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:54:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:54:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "O gênero multimodal sticker: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14755642pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743998-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento veloz da tecnologia proporcionou o avanço das mídias digitais. Nesse contexto, com vistas à interatividade e ao estreitamento nos processos de comunicação, ocorreram mudanças nas práticas letradas do passado, permitindo o surgimento de novos gêneros multimodais. Utilizou-se na proposta o gênero digital multimodal sticker (figurinhas), cuja sugestão de atividade, no ensino de Língua Inglesa, é que os alunos façam uma leitura visual crítica das imagens presentes nesse gênero, abrindo espaço para o protagonismo dos educandos na construção de suas aprendizagens. A atividade está vinculada à dissertação “O GÊNERO MULTIMODAL STICKER: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico”. Por suas particularidades na rede on-line e por ser composto por vários modos de linguagens, ele torna-se potencialmente atrativo aos alunos, ao mesmo tempo em que enseja o desenvolvimento dos multiletramentos em sala de aula. Um dos pontos que levou ao desenvolvimento desta pesquisa e, consequentemente, à produção desta sequência didática é desenvolver o letramento visual crítico dos alunos. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional de Práticas em Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Este material foi concebido para alunos do 6º ano e atende às unidades temáticas da BNCC, porém pode ser adaptado para as séries finais do ensino fundamental e ensino médio da Educação Básica. Como resultado, espera-se que os alunos descubram no sticker uma nova ferramenta que os estimule ao estudo da Língua Inglesa e que desenvolva o seu letramento visual crítico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa – estudo e ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicação visualpt_BR
Título: dc.titleOne sticker is worth a thousand words: o gênero multimodal sticker na perspectiva do letramento visual críticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua inglesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons