Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Eduardo, Lucinéia da Penha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Mariuce Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T14:10:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T14:10:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | 131-Lucineia-da-Penha-Eduardo-15dez2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um trabalho desenvolvido com conceitos químicos, especialmente aqueles aplicados no ensino fundamental. Parte-se do pressuposto pedagógico relacionado com a importância da construção de conhecimentos pelo estudante e da atuação do professor como mediador. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é compreender, junto aos professores e alunos do 3º ano do ensino fundamental, a importância de conhecer os conceitos teórico-experimentais de química nas aulas de ciências e como eles nos ajudam a entender os fenômenos naturais que são vivenciados em nosso cotidiano, bem como conhecer a contribuição de um guia didático como apoio educacional aos professores no ensino e aprendizagem de ciências. A metodologia da pesquisa qualitativa contou com diferentes etapas, sendo elas: elaboração do guia didático, realização de algumas atividades desse guia, aplicação de questionários junto aos 4 professores (dos 5 convidados) e aos 24 estudantes da turma escolhida. Os resultados indicaram que, em relação aos professores, percebe-se que eles reconhecem a importância dos experimentos para a construção dos conceitos químicos, sendo apresentadas dificuldades em relação ao tempo de planejamento, ao currículo, que não prevê a abordagem da química nos anos iniciais do ensino fundamental, e à cobrança do sistema educacional, que limita as condições de preparação das atividades para as aulas de ciências. Mesmo assim, há professores que procuram explicar o conteúdo e que colocam em prática as atividades experimentais enquanto se desdobram para preparar as aulas de todas as outras disciplinas. Já em relação aos estudantes, percebeu-se que há curiosidade e disposição para aprender com as abordagens experimentais e conceituais. Ademais, com a pesquisa, observou-se que o uso do guia didático foi positivo, podendo, então, contribuir para a melhoria do ensino de ciências e para a prática pedagógica dos professores, a partir da inserção da química desde os anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.494 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos químicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia didático | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático para o ensino de química no ensino fundamental I | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
131-Lucineia-da-Penha-Eduardo-15dez2022.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743756/2/131-Lucineia-da-Penha-Eduardo-15dez2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons