Guia didático para o ensino de química no ensino fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEduardo, Lucinéia da Penha-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Mariuce Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T14:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T14:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
identificador: dc.identifier.other131-Lucineia-da-Penha-Eduardo-15dez2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743756-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um trabalho desenvolvido com conceitos químicos, especialmente aqueles aplicados no ensino fundamental. Parte-se do pressuposto pedagógico relacionado com a importância da construção de conhecimentos pelo estudante e da atuação do professor como mediador. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é compreender, junto aos professores e alunos do 3º ano do ensino fundamental, a importância de conhecer os conceitos teórico-experimentais de química nas aulas de ciências e como eles nos ajudam a entender os fenômenos naturais que são vivenciados em nosso cotidiano, bem como conhecer a contribuição de um guia didático como apoio educacional aos professores no ensino e aprendizagem de ciências. A metodologia da pesquisa qualitativa contou com diferentes etapas, sendo elas: elaboração do guia didático, realização de algumas atividades desse guia, aplicação de questionários junto aos 4 professores (dos 5 convidados) e aos 24 estudantes da turma escolhida. Os resultados indicaram que, em relação aos professores, percebe-se que eles reconhecem a importância dos experimentos para a construção dos conceitos químicos, sendo apresentadas dificuldades em relação ao tempo de planejamento, ao currículo, que não prevê a abordagem da química nos anos iniciais do ensino fundamental, e à cobrança do sistema educacional, que limita as condições de preparação das atividades para as aulas de ciências. Mesmo assim, há professores que procuram explicar o conteúdo e que colocam em prática as atividades experimentais enquanto se desdobram para preparar as aulas de todas as outras disciplinas. Já em relação aos estudantes, percebeu-se que há curiosidade e disposição para aprender com as abordagens experimentais e conceituais. Ademais, com a pesquisa, observou-se que o uso do guia didático foi positivo, podendo, então, contribuir para a melhoria do ensino de ciências e para a prática pedagógica dos professores, a partir da inserção da química desde os anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.494 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos químicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia didáticopt_BR
Título: dc.titleGuia didático para o ensino de química no ensino fundamental Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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