Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Do Triângulo Mineiro (IFTM) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Nelson Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Adriano Eurípedes Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-28T17:10:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-28T17:10:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743624 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta proposta teórico-prática para integração da Educação Informacional Omnilateral (EIO) aos currículos da EPT, tem como escopo trabalhar, modularmente, saberes introdutórios, atualizados e contextualizados, acerca do ecossistema informacional1 da contemporaneidade, junto a esse alunado. Isso, claro, sem perder de vista os seus conhecimentos prévios, posto que, em sua maioria, esse público é heterogêneo, sendo formado por sujeitos prestes a adentrar ao mercado de trabalho, além de trabalhadores de diferentes idades, gêneros, classes sociais etc. No que se refere à sua equipe, é coordenada por Bibliotecários, de forma transversalizada, e incentiva-se parcerias com outros agentes educativos, inclusive no sentido de trabalhar a interdisciplinaridade. Em tempo, entende-se que a formação educacional não se restringe aos espaços e tempos formais de ensino, abrangendo, de fato, diferentes contextos e tempos. Quanto à metodologia de ensino, trata-se de uma abordagem educacional integrada2 , ou seja, na qual o sujeito é concebido como um ser de direito ao alargamento de todas as suas possibilidades cognoscentes, técnicas e humanas, independente do seu estágio atual de escolaridade. Mantendo sempre o foco em integrar as categorias trabalho, cultura, ciência, técnica, tecnologia e humanismo. Fomentando, assim, o pleno exercício da cidadania em uma sociedade democrática. Desse modo, os saberes informacionais que serão trazidos à tona nesse processo de ensino-aprendizagem de tecnologias digitais e analógicas dizem respeito, a não somente à identificação, localização e recuperação de informações em variados suportes, mas, sobretudo, trazer outros elementos que circundam direta ou inteiramente a categoria informação e como ela contribuiu para a percepção da realidade, de forma positiva ou negativa. Sendo assim, será levando em consideração para tal o senso crítico, a criatividade e a ética dentre outros elementos. Estimulando, portanto, que esses sujeitos reflitam acerca do papel da informação na sociedade atual e compreendam os seus desafios e oportunidades, bem como seus problemas e complexidade. De modo pormenorizado, serão abordadas as seguintes temáticas: alfabetização informacional e digital, ética informacional, acesso à informação, avaliação de fontes informacionais, uso responsável das tecnologias, dentre outros. No que tange aos recursos, incluem tanto materiais físicos, como livros, revistas, periódicos; quanto recursos digitais, como plataformas online, bases de dados, redes sociais e ferramentas de busca. Por sua vez, a avaliação do processo será realizada de forma contínua e processual, levando em consideração a participação ativa nas atividades individuais e de grupo, bem como a capacidade de reflexão crítica e a criatividade em face das demandas. Também será observada a autonomia dos alunos na busca e análise da informação, bem como a capacidade de aplicar os conhecimentos em situações reais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 624KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas; Competência em Informação; Educação Informacional; Educação Profissional e Tecnológica; Omnilateralidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para uma práxis informacional em bibliotecas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Bases Conceituais em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO.pdf | 807,3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743624/2/PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons