Sequência didática para uma práxis informacional em bibliotecas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Do Triângulo Mineiro (IFTM)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Nelson Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Adriano Eurípedes Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-28T17:10:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-28T17:10:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743624-
Resumo: dc.description.abstractEsta proposta teórico-prática para integração da Educação Informacional Omnilateral (EIO) aos currículos da EPT, tem como escopo trabalhar, modularmente, saberes introdutórios, atualizados e contextualizados, acerca do ecossistema informacional1 da contemporaneidade, junto a esse alunado. Isso, claro, sem perder de vista os seus conhecimentos prévios, posto que, em sua maioria, esse público é heterogêneo, sendo formado por sujeitos prestes a adentrar ao mercado de trabalho, além de trabalhadores de diferentes idades, gêneros, classes sociais etc. No que se refere à sua equipe, é coordenada por Bibliotecários, de forma transversalizada, e incentiva-se parcerias com outros agentes educativos, inclusive no sentido de trabalhar a interdisciplinaridade. Em tempo, entende-se que a formação educacional não se restringe aos espaços e tempos formais de ensino, abrangendo, de fato, diferentes contextos e tempos. Quanto à metodologia de ensino, trata-se de uma abordagem educacional integrada2 , ou seja, na qual o sujeito é concebido como um ser de direito ao alargamento de todas as suas possibilidades cognoscentes, técnicas e humanas, independente do seu estágio atual de escolaridade. Mantendo sempre o foco em integrar as categorias trabalho, cultura, ciência, técnica, tecnologia e humanismo. Fomentando, assim, o pleno exercício da cidadania em uma sociedade democrática. Desse modo, os saberes informacionais que serão trazidos à tona nesse processo de ensino-aprendizagem de tecnologias digitais e analógicas dizem respeito, a não somente à identificação, localização e recuperação de informações em variados suportes, mas, sobretudo, trazer outros elementos que circundam direta ou inteiramente a categoria informação e como ela contribuiu para a percepção da realidade, de forma positiva ou negativa. Sendo assim, será levando em consideração para tal o senso crítico, a criatividade e a ética dentre outros elementos. Estimulando, portanto, que esses sujeitos reflitam acerca do papel da informação na sociedade atual e compreendam os seus desafios e oportunidades, bem como seus problemas e complexidade. De modo pormenorizado, serão abordadas as seguintes temáticas: alfabetização informacional e digital, ética informacional, acesso à informação, avaliação de fontes informacionais, uso responsável das tecnologias, dentre outros. No que tange aos recursos, incluem tanto materiais físicos, como livros, revistas, periódicos; quanto recursos digitais, como plataformas online, bases de dados, redes sociais e ferramentas de busca. Por sua vez, a avaliação do processo será realizada de forma contínua e processual, levando em consideração a participação ativa nas atividades individuais e de grupo, bem como a capacidade de reflexão crítica e a criatividade em face das demandas. Também será observada a autonomia dos alunos na busca e análise da informação, bem como a capacidade de aplicar os conhecimentos em situações reais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent624KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas; Competência em Informação; Educação Informacional; Educação Profissional e Tecnológica; Omnilateralidade.pt_BR
Título: dc.titleSequência didática para uma práxis informacional em bibliotecas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBases Conceituais em EPTpt_BR
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