Estradas e Histórias: o Ensino de História e a Rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí - TO (1958-1970)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFNTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFragoso, Dionathan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-27T18:59:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-27T18:59:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDionathan Soares Fragoso UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743597-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação de mestrado explora o ensino de História, com foco na construção da Belém-Brasília (1958-1960) e seus impactos no povoado Guará, entre 1958-1970. Inicialmente, ressalta-se o desafio enfrentado pelos estudantes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) em relação à História Local, o que evidenciou a necessidade de uma abordagem mais aprofundada. A pesquisa adotou como metodologia a prática da História Oral, revelando desafios e aprendizados. Nas entrevistas com moradores e acompanhadas pelos estudantes, foi destacada a importância do estabelecimento de relações sociais e de confiança. Os educandos, ao participarem ativamente, desenvolveram habilidades históricas, contribuindo para a construção de sua identidade. Enquanto, as narrativas dos moradores de Guaraí ampliaram a compreensão sobre o contexto da região antes da Belém-Brasília, evidenciando a presença de fazendas e a migração de famílias nordestinas. Testemunhas oculares, como os moradores de Guaraí, Constância Noronha Aguiar, Onildo Pereira de Souza e Izabel Dias Silva, compartilharam experiências durante a construção da rodovia, ressaltando os impactos na comunidade. A pesquisa contribui para a comunidade e enriquece o Ensino de História em Guaraí. A experiência com a História Oral destaca a importância da escuta e do estabelecimento de vínculos sociais. Desse modo, o resultado é a proposta de um paradidático de ensino para estudantes do Ensino Médio com o objetivo de transformar a pesquisa em um recurso educacional recorrente nas salas de aula, promovendo uma abordagem investigativa e valorizando as histórias locais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6796 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBelém-Brasíliapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuaraípt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória oralpt_BR
Título: dc.titleEstradas e Histórias: o Ensino de História e a Rodovia Belém-Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí - TO (1958-1970)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Dionathan Soares Fragoso UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20246,8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/743597/2/Dionathan Soares Fragoso UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons