Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Claudio Junior Lima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-28T00:28:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-28T00:28:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Missão Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743555 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as necessidades de formação continuada de professores e gestores na área educacional, com enfoque na gestão escolar e na gestão de sistemas de ensino. O estudo que norteia essa pesquisa parte de questionamentos nos quais buscou-se identificar o perfil profissional, o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas na gestão escolar, bem como as demandas por formação de professores. Foi desenvolvido o jogo "Missão PPP", que inclui um tabuleiro, peças representativas dos participantes e cartas com perguntas e desafios pertinentes, possibilitando tornar-se uma ferramenta pedagógica e personalizada para cada realidade em que será inserido o jogo. Após a conclusão do jogo, os grupos compartilham os desafios superados com o grupo geral, promovendo a socialização do aprendizado e fortalecendo a importância da participação da comunidade na construção do PPP. O jogo foi aplicado e validado com um grupo de professores do município de Ermo – SC, durante o processo de atualização dos PPPs. Essa abordagem lúdica e participativa visa transformar o processo de atualização dos PPPs em uma experiência educativa envolvente, destacando a relevância da comunidade escolar nesse processo crucial para o desenvolvimento da escola. Além disso, a pesquisa identificou as necessidades de formação dos gestores escolares, fornecendo subsídios para futuras iniciativas de capacitação na área educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Missão Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Formação Continuada de Professores da Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Planejamento Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Missão PPP.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743555/2/Missão PPP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons