
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, EDNA MARIA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-26T15:13:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-26T15:13:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDNA MARIA SOARES DISSERTAÇÃO.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743520 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende investigar as possibilidades de abordagem didática para o ensino de história local no município de Buriti dos Montes, estado do Piauí, enquanto uma metodologia importante no processo de construção da consciência de sujeito histórico. Para tanto, seguiu-se os seguintes objetivos específicos: realizar levantamento bibliográfico sobre a história da cidade, entre livros e estudos acadêmicos; compreender como o ensino de história local interfere no processo de construção da consciência do sujeito histórico; identificar quais elementos da história local poderiam ser abordados no desenvolvimento da consciência participativa do processo histórico nos alunos da Educação Básica da cidade de Buriti dos Montes; propor intervenções pedagógicas que abordem a história local para a Educação Básica no município de Buriti dos Montes – PI;elaborar um caderno de atividades para uso do professor em suas práticas nas aulas do Ensino Fundamental I – 5o ano, abordando a temática do ensino de história local no município de Buriti dos Montes a partir de levantamentos sobre publicações dedicadas à história local. As informações foram analisadas levando em consideração a produção acadêmica na área, reunida por meio do levantamento bibliográfico, e também pelas legislações e documentos norteadores produzidos pelo poder público, como os Parâmetros Curriculares Nacionais: História (PCN’s), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Resoluções e o Referencial Curricular, e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio das reflexões observou-se que o ensino de História nos anos iniciais é um campo de estudo que começa a se consolidar, mas que em alguns momentos tende a ser esquecido ou deixado de lado, mais o professor que, apesar da ausência de materiais didáticos, demandas internas e externas e problemas pertinentes à formação inicial e continuada, tem se adaptado mediante sua experiência ao ministrar os conteúdos históricos. O produto desse trabalho é a construção de um caderno de atividades para uso dos professores com o objetivo de auxiliar no processo de ensino –aprendizagem sobre a história local em conexão com abordagens mais amplas do contexto histórico nacional e mundial, baseado em nossas experiências docentes e de pesquisa,servindo de base colaborativa para a atuação de demais docentes, sua discussão, seu aprimoramento e possíveis desdobramentos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memórias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Buriti dos Montes-PI | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Religião | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Caderno de Atividade | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DE BURITI DOS MONTES-PI | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EDNA MARIA SOARES DISSERTAÇÃO.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743520/2/EDNA MARIA SOARES DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons