ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DE BURITI DOS MONTES-PI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, EDNA MARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-26T15:13:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-26T15:13:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
identificador: dc.identifier.otherEDNA MARIA SOARES DISSERTAÇÃO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743520-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende investigar as possibilidades de abordagem didática para o ensino de história local no município de Buriti dos Montes, estado do Piauí, enquanto uma metodologia importante no processo de construção da consciência de sujeito histórico. Para tanto, seguiu-se os seguintes objetivos específicos: realizar levantamento bibliográfico sobre a história da cidade, entre livros e estudos acadêmicos; compreender como o ensino de história local interfere no processo de construção da consciência do sujeito histórico; identificar quais elementos da história local poderiam ser abordados no desenvolvimento da consciência participativa do processo histórico nos alunos da Educação Básica da cidade de Buriti dos Montes; propor intervenções pedagógicas que abordem a história local para a Educação Básica no município de Buriti dos Montes – PI;elaborar um caderno de atividades para uso do professor em suas práticas nas aulas do Ensino Fundamental I – 5o ano, abordando a temática do ensino de história local no município de Buriti dos Montes a partir de levantamentos sobre publicações dedicadas à história local. As informações foram analisadas levando em consideração a produção acadêmica na área, reunida por meio do levantamento bibliográfico, e também pelas legislações e documentos norteadores produzidos pelo poder público, como os Parâmetros Curriculares Nacionais: História (PCN’s), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Resoluções e o Referencial Curricular, e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio das reflexões observou-se que o ensino de História nos anos iniciais é um campo de estudo que começa a se consolidar, mas que em alguns momentos tende a ser esquecido ou deixado de lado, mais o professor que, apesar da ausência de materiais didáticos, demandas internas e externas e problemas pertinentes à formação inicial e continuada, tem se adaptado mediante sua experiência ao ministrar os conteúdos históricos. O produto desse trabalho é a construção de um caderno de atividades para uso dos professores com o objetivo de auxiliar no processo de ensino –aprendizagem sobre a história local em conexão com abordagens mais amplas do contexto histórico nacional e mundial, baseado em nossas experiências docentes e de pesquisa,servindo de base colaborativa para a atuação de demais docentes, sua discussão, seu aprimoramento e possíveis desdobramentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBuriti dos Montes-PIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligiãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de Atividadept_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA DE BURITI DOS MONTES-PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons