Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Pachay, Ginger Elizabeth Paredes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Torres, Yessenia Anabel Mendieta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-15T05:04:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-15T05:04:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-14 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743019 | - |
Resumo: dc.description.abstract | La creatividad se refiere a la habilidad para generar respuestas originales que conducen a mejores soluciones ante desafíos y problemas; Implica el crecimiento y la evolución a través de experiencias, aprendizajes, prácticas y la adquisición de habilidades, los mismos que pueden ser potenciados a través del arte. El objetivo del presente trabajo se suscribió en proponer un sistema de actividades artísticas de dibujo rítmico para desarrollar la creatividad en niños de cuarto año de básica de la Unidad Educativa “24 de Mayo N° 2” de la Ciudad de Portoviejo, Manabí. La metodología empleada fue de enfoque cuantitativo, como parte del diagnóstico se aplicó una evaluación basada en el Test de Pensamiento Creativo de Torrance (TTCT) a una muestra de 38 estudiantes, donde se analizaron dimensiones como: fluidez, flexibilidad, originalidad y elaboración. Los resultados obtenidos determinaron que, en una escala del 1 al 5, donde 5 es excelente y 1 es insatisfactorio, los estudiantes se ubican un nivel moderado de creatividad (2.54). En conclusión, es crucial promover un entorno escolar propicio que estimule la creatividad desde los primeros años de escolarización. En este contexto, se resalta la utilidad del dibujo rítmico como una herramienta beneficiosa para motivar a los estudiantes de cuarto años de educación básica del nivel elemental, fomentando el pensamiento creativo y mejorando sus habilidades resolutivas. Palabras clave: Expresión artística, test de pensamiento creativo, sistema de actividades, dimensiones de la creatividad, estudiantes | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | es | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCACIÓN | pt_BR |
Título: dc.title | ACTIVIDADES DE DIBUJO RÍTMICO PARA DESARROLLAR LA CREATIVIDAD EN NIÑOS DEL NIVEL ELEMENTAL DE EDUCACIÓN (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: