Atividade Orientadora de Ensino: História Virtual do Conceito e Modelo Didático em papercraft.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuiz Felipe Campos Reversi, Alexandre de Oliveira Legendre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-14T17:34:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-14T17:34:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
identificador: dc.identifier.otherAtividade Orientadora de Ensino - História Virtual do Conceito e Modelo Didático em papercraftpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742997-
Resumo: dc.description.abstractEste produto consiste em uma de atividade orientadora de ensino que discute com os alunos a importância da linguagem visual na construção do conhecimento biológico e que tem como proposta e problema a representação tridimensional do tecido adiposo a partir de um conjunto de modelos de adipócitos em papercraft, motivada por uma história que evoca os conceitos científicos da histologia e que apresenta aos alunos um problema os quais devem resolver. Ele contém orientações pedagógicas para o docente com a estrutura da Atividade Orientadora de Ensino, apresentando seus principais elementos constituintes e que guiarão tanto a atividade de ensino do professor quanto a atividade de aprendizagem dos alunos, um material instrucional para a instrumentalização dos sujeitos envolvidos (professores e alunos), uma proposta de situação desencadeadora de aprendizagem na qual se encontra a história das irmãs Hipátia e Teodósia, que servirá como contextualização e motivação para a atividade dos alunos, atuando como a história virtual do conceito de “tecido biológico”, e modelos de adipócitos em papercraft. Todos os materiais necessários para sua aplicação no ensino de histologia nas aulas de Ciências Naturais para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, possibilitando uma compreensão mais complexa, crítica e aprofundada do tema e do conceito de tecido biológico pelos alunospt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelos Didáticos; Ensino de Ciências; Atividade Orientadora de Ensino; Teoria da Atividade; Histologia;pt_BR
Título: dc.titleAtividade Orientadora de Ensino: História Virtual do Conceito e Modelo Didático em papercraft.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências Naturais.pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons