Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luiz Felipe Campos Reversi, Alexandre de Oliveira Legendre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-14T17:34:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-14T17:34:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atividade Orientadora de Ensino - História Virtual do Conceito e Modelo Didático em papercraft | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto consiste em uma de atividade orientadora de ensino que discute com os alunos a importância da linguagem visual na construção do conhecimento biológico e que tem como proposta e problema a representação tridimensional do tecido adiposo a partir de um conjunto de modelos de adipócitos em papercraft, motivada por uma história que evoca os conceitos científicos da histologia e que apresenta aos alunos um problema os quais devem resolver. Ele contém orientações pedagógicas para o docente com a estrutura da Atividade Orientadora de Ensino, apresentando seus principais elementos constituintes e que guiarão tanto a atividade de ensino do professor quanto a atividade de aprendizagem dos alunos, um material instrucional para a instrumentalização dos sujeitos envolvidos (professores e alunos), uma proposta de situação desencadeadora de aprendizagem na qual se encontra a história das irmãs Hipátia e Teodósia, que servirá como contextualização e motivação para a atividade dos alunos, atuando como a história virtual do conceito de “tecido biológico”, e modelos de adipócitos em papercraft. Todos os materiais necessários para sua aplicação no ensino de histologia nas aulas de Ciências Naturais para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, possibilitando uma compreensão mais complexa, crítica e aprofundada do tema e do conceito de tecido biológico pelos alunos | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,8 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos Didáticos; Ensino de Ciências; Atividade Orientadora de Ensino; Teoria da Atividade; Histologia; | pt_BR |
Título: dc.title | Atividade Orientadora de Ensino: História Virtual do Conceito e Modelo Didático em papercraft. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências Naturais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons