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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Richardy Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-14T15:12:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-14T15:12:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | RichaedyLealOliveira_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742965 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa sob uma metodologia quanto-qualitativa analisará o conteúdo do cangaço desde seus aspectos nos documentos normativa, passando pelos diversos saberes experienciais de docentes e discentes nas dimensões macro e micro do ensino de História utilizando-se da sala de aula como principal campo e instrumental de pesquisa; bem como analisará objetos culturais construídos por esse corpo em movimento de um conjunto de memórias coletivas em torno do tema e conteúdo do cangaço. O professor enquanto agente do processo de ensino e aprendizagem se apresenta também como parte integrante de um contexto social com vias de mão dupla, conduzindo e abrindo caminhos para que o aluno(a) construa reflexões e bases para um desenvolvimento cognitivo, crítico e social. Para tanto, ser professor(a) também é estar em condições de um constante aprendizado e amadurecimento, os saberes experienciais são parte importante desse contexto de aperfeiçoamento profissional e pessoal, são diversas tomadas de decisões, sejam elas macro ou micro, ao longo do cotidiano moldando com o tempo a lógica empreendida por este dentro de sala de aula e na condução do aluno(a) em suas respectivas empreitadas dentro de seu processo de aprendizagem. Todo esse contexto irá incidir diretamente nas escolhas e/ou mobilizações de conteúdos em sala de aula. O conteúdo do cangaço é um daqueles, dentre tantos outros, que altera sensivelmente a dinâmica de mobilização por parte de professores(as) e alunos(as) e, portanto, do contexto reflexivo de ensino e aprendizagem. São dinâmicas para além do evento em si ainda nos idos da primeira metade do século XX, hoje constituído num processo de ressignificação mnemônica construída sob diversos contextos, sedimentando-se através de vários elementos e espaços. Um movimento social transmutado em memória e utilizado pelo ensino de História como saber escolar capaz de instrumentalizar oportunidades para que alunos e alunas reflitam profundamente sobre diversos temas tangenciais. Esta pesquisa ainda cumpre sua função no âmbito de um programa de mestrado profissional, propondo um artefato didático pedagógico que assimila o conteúdo do cangaço em diferentes pontos monumentais fomentados por aprofundamentos e indicações de mobilização do mesmo, compartimentados em seis categorias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Memória Coletiva; Cangaço; Saberes Experienciais. Softmaps. | pt_BR |
Título: dc.title | Cangaço, saberes experienciais e ensino de história: uma cultura histórica e suas ressignificações no espaço escolar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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RichaedyLealOliveira_DissertaçãoFinal.pdf | 4.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742965/2/RichaedyLealOliveira_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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