ENSINO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM NÚMEROS NATURAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Carmen Simone dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-12T18:45:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-12T18:45:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-12-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM NÚMEROS NATURAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742925-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na resolução de questões envolvendo o campo conceitual multiplicativo com números naturais. A questão de pesquisa do estudo foi, quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas multiplicativos com números naturais? Seu aporte teórico foi a teoria dos campos conceituais, o campo conceitual multiplicativo e o ensino por atividades experimentais. O percurso escolhido para este trabalho considera os pressupostos da engenharia didática como metodologia de pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação, análises a posteriori e validação. A experimentação e a coleta de informações, foram obtidas com os alunos de uma turma do 6º ano de uma escola municipal de Parauapebas (PA). A análise e validação dos resultados ocorreu por meio dos dados coletados mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, através da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao préteste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os principais resultados obtidos mostraram que a elaboração da sentença de modelação foi relevante para a escolha adequada da operação. Os resultados da comparação percentual mostraram um aumento significativo das notas nos pós-testes. Os resultados obtidos pelo Teste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que os fatores socioeducacionais não interferiram na escolha da operação, visto que a correlação medida pelo V Cramer nos testes multiplicativos mostrou que a correlação foi de fraca à moderada. O Teste de Hipóteses comprovou estatisticamente que o aumento das notas no pós-teste sucedeu em função da aplicação da sequência didática utilizada, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao resultado obtido no experimento, de forma que corroborou para a concepção do nosso produto educacional. Com base nos resultados do estudo foi elaborado um produto educacional, na forma de sequência didática, intitulado: O Ensino de Resolução de Problemas Multiplicativos com Números Naturais por meio de Atividades Experimentais, que foi validada experimentalmente e está disponível no formato de livro digital na Biblioteca do CCSE/UEPA, Belém – PA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4231pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática por Atividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas do campo conceitual multiplicativopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM NÚMEROS NATURAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais