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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Lidiane Souza de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-07T12:32:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-07T12:32:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A importância do ensino da história das mulheres negras no Brasil para a construção de uma educação antirracista e antissexista: reflexões sobre a prática docente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742822 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho com a história de mulheres negras no ensino de história do Brasil pode propiciar a construção de uma educação capaz de combater concepções e práticas racistas e sexistas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa. Considerando essa premissa, este trabalho objetivou discutir as questões de gênero, raça e identidade no ensino de história. Para tanto, entre outros, os estudos desenvolvidos por Circe Bittencourt, Selva Guimarães Fonseca, Guacira Lopes Louro, Roberto Rafael Dias da Silva, Tomaz Tadeu da Silva, Joana Maria Pedro, Michelle Perrot, Nilma Lino Gomes e Jurjo Torres Santomé foram fundamentais para a construção do debate teórico apresentado. Em relação aos caminhos metodológicos, a pesquisaação, em diálogo com a análise do trabalho realizado por esta pesquisadora em sala de aula, foi adotada como meio de organizar e desenvolver a discussão sobre a importância do ensino da história de mulheres negras no Brasil, no intuito de promover a construção de um ensino de história capaz de reforçar valores de igualdade de gênero e de raça. A proposição prática que resultou deste estudo levou à realização de oficinas de formação continuada para professores de história da rede estadual do município de Ribeira do Pombal, Bahia, com o objetivo de socializar conhecimentos e materiais sobre o tema, investindo, assim, em uma formação docente que possa se desdobrar em resultados produtivos, também, para os discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Gênero; Raça; Identidade; Formação docente; | pt_BR |
Título: dc.title | A importância do ensino da história das mulheres negras no Brasil para a construção de uma educação antirracista e antissexista: reflexões sobre a prática docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LIDIANE SOUZA OLIVEIRA - PROFHISTORIA UNEB.pdf | 1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742822/2/LIDIANE SOUZA OLIVEIRA - PROFHISTORIA UNEB.pdfDownload |
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