A importância do ensino da história das mulheres negras no Brasil para a construção de uma educação antirracista e antissexista: reflexões sobre a prática docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lidiane Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-07T12:32:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-07T12:32:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA importância do ensino da história das mulheres negras no Brasil para a construção de uma educação antirracista e antissexista: reflexões sobre a prática docentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742822-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho com a história de mulheres negras no ensino de história do Brasil pode propiciar a construção de uma educação capaz de combater concepções e práticas racistas e sexistas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa. Considerando essa premissa, este trabalho objetivou discutir as questões de gênero, raça e identidade no ensino de história. Para tanto, entre outros, os estudos desenvolvidos por Circe Bittencourt, Selva Guimarães Fonseca, Guacira Lopes Louro, Roberto Rafael Dias da Silva, Tomaz Tadeu da Silva, Joana Maria Pedro, Michelle Perrot, Nilma Lino Gomes e Jurjo Torres Santomé foram fundamentais para a construção do debate teórico apresentado. Em relação aos caminhos metodológicos, a pesquisaação, em diálogo com a análise do trabalho realizado por esta pesquisadora em sala de aula, foi adotada como meio de organizar e desenvolver a discussão sobre a importância do ensino da história de mulheres negras no Brasil, no intuito de promover a construção de um ensino de história capaz de reforçar valores de igualdade de gênero e de raça. A proposição prática que resultou deste estudo levou à realização de oficinas de formação continuada para professores de história da rede estadual do município de Ribeira do Pombal, Bahia, com o objetivo de socializar conhecimentos e materiais sobre o tema, investindo, assim, em uma formação docente que possa se desdobrar em resultados produtivos, também, para os discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Gênero; Raça; Identidade; Formação docente;pt_BR
Título: dc.titleA importância do ensino da história das mulheres negras no Brasil para a construção de uma educação antirracista e antissexista: reflexões sobre a prática docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons