Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | EDMONE CAMPOS DE EÇA, DAVI SILVA DA COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T11:21:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T11:21:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | “TUDO ISSO MUDOU MINHA MANEIRA DE VER AS PLANTAS MEDICINAIS”: EXTENSÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E RAIZEIRAS DE IPIAÚ/BA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742802 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo das plantas medicinais é considerado relevante, pela sua importância no controle e combate de doenças, uma vez que há inúmeras folhas, raízes, frutos, sementes e estruturas de plantas aplicadas diariamente para cura e terapia de enfermidades. O conhecimento popular proporciona a construção de valores e saberes significativos e podem contribuir para a formação dos(as) alunos(as) de cursos técnicos do eixo da saúde da Educação Profissional e Tecnológica. Há uma necessidade emergente em entrelaçar os saberes tradicionais aos conhecimentos científicos, uma vez que a construção dos saberes se solidifica no diálogo com as demais formas de conhecimento. Para a construção do conhecimento proposto, tornou-se necessária a complementação dada pela metodologia fenomenológica, no sentido em que permite a elucidação da fenomenologia e traduz conceitos que valorizam o processo, o contexto e a compreensão. O estudo foi realizado no Município de Ipiaú, localizado no Sul da Bahia, com a participação de cinco alunos(as) selecionados(as) do curso Técnico de Saúde Bucal, ofertado pelo Complexo Integrado de Educação de Ipiaú – CIEI, da Rede Estadual de Ensino, e mais 3 raizeiras da Fazenda do Povo, comunidade rural de Ipiaú. A pesquisa foi realizada em 4 etapas: 1) Reunião ampliada com os (as) alunos (as) e pesquisadora para alinhamento da visita à comunidade; 2) Visita as 3 raizeiras na comunidade com alunos(as) e pesquisadora, para vivência sobre as plantas e formas de utilização no tratamento de doenças, o momento foi gravado com posterior transcrição; 3) Roda de conversa (alunos e pesquisadora) para troca de achados da vivência na comunidade a partir do diário de bordo construído baseado nas suas percepções acerca das falas das raizeiras e sistematização do que foi coletado; 4) Reunião final: busca na literatura das espécies de plantas mencionadas. Para a análise de dados foi feita a sistematização da visita guiada e também as informações contidas na transcrição da oralidade com as raizeiras, e a partir desta perspectiva foi feita a redução eidética, e a partir dessa redução eidética é que gerou o encontro com o fenômeno e como ele aparece nestas transmissões. É importante priorizar a extensão como princípio educativo ao itinerário formativo, articulando a produção de conhecimento. E por fim, a criação do produto educacional, o Padlet é uma ferramenta interativa que foi elaborada a partir de todo o processo: visita na comunidade, redução eidética e roda de conversa. A validação do produto foi feita com uma professora e os alunos que participaram do momento. E a partir desse olhar observou-se que o conhecimento popular proporcionou saberes significativos para os sujeitos da sua comunidade e contribuiu para a formação desses (as) alunos (as), e ainda, há a necessidade de direcionar novas pesquisas a partir da temática proposta para que a cultura popular siga como parte indissociável. A pesquisa objetivou interpretar as relações possíveis entre os saberes etnobotânicos dos (as) idosos (as) da Fazenda do Povo e alunos (as) do curso Técnico em Saúde Bucal do Complexo Integrado de Educação de IpiaúCIEI. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2831KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas Medicinais; Educação Profissionalizante; Medicina Tradicional. | pt_BR |
Título: dc.title | “TUDO ISSO MUDOU MINHA MANEIRA DE VER AS PLANTAS MEDICINAIS”: EXTENSÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E RAIZEIRAS DE IPIAÚ/BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Edmone Campos Eça Profept (1).pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742802/2/Dissertação Edmone Campos Eça Profept (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons