“TUDO ISSO MUDOU MINHA MANEIRA DE VER AS PLANTAS MEDICINAIS”: EXTENSÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E RAIZEIRAS DE IPIAÚ/BA

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEDMONE CAMPOS DE EÇA, DAVI SILVA DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-06T11:21:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-06T11:21:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.other“TUDO ISSO MUDOU MINHA MANEIRA DE VER AS PLANTAS MEDICINAIS”: EXTENSÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E RAIZEIRAS DE IPIAÚ/BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742802-
Resumo: dc.description.abstractO estudo das plantas medicinais é considerado relevante, pela sua importância no controle e combate de doenças, uma vez que há inúmeras folhas, raízes, frutos, sementes e estruturas de plantas aplicadas diariamente para cura e terapia de enfermidades. O conhecimento popular proporciona a construção de valores e saberes significativos e podem contribuir para a formação dos(as) alunos(as) de cursos técnicos do eixo da saúde da Educação Profissional e Tecnológica. Há uma necessidade emergente em entrelaçar os saberes tradicionais aos conhecimentos científicos, uma vez que a construção dos saberes se solidifica no diálogo com as demais formas de conhecimento. Para a construção do conhecimento proposto, tornou-se necessária a complementação dada pela metodologia fenomenológica, no sentido em que permite a elucidação da fenomenologia e traduz conceitos que valorizam o processo, o contexto e a compreensão. O estudo foi realizado no Município de Ipiaú, localizado no Sul da Bahia, com a participação de cinco alunos(as) selecionados(as) do curso Técnico de Saúde Bucal, ofertado pelo Complexo Integrado de Educação de Ipiaú – CIEI, da Rede Estadual de Ensino, e mais 3 raizeiras da Fazenda do Povo, comunidade rural de Ipiaú. A pesquisa foi realizada em 4 etapas: 1) Reunião ampliada com os (as) alunos (as) e pesquisadora para alinhamento da visita à comunidade; 2) Visita as 3 raizeiras na comunidade com alunos(as) e pesquisadora, para vivência sobre as plantas e formas de utilização no tratamento de doenças, o momento foi gravado com posterior transcrição; 3) Roda de conversa (alunos e pesquisadora) para troca de achados da vivência na comunidade a partir do diário de bordo construído baseado nas suas percepções acerca das falas das raizeiras e sistematização do que foi coletado; 4) Reunião final: busca na literatura das espécies de plantas mencionadas. Para a análise de dados foi feita a sistematização da visita guiada e também as informações contidas na transcrição da oralidade com as raizeiras, e a partir desta perspectiva foi feita a redução eidética, e a partir dessa redução eidética é que gerou o encontro com o fenômeno e como ele aparece nestas transmissões. É importante priorizar a extensão como princípio educativo ao itinerário formativo, articulando a produção de conhecimento. E por fim, a criação do produto educacional, o Padlet é uma ferramenta interativa que foi elaborada a partir de todo o processo: visita na comunidade, redução eidética e roda de conversa. A validação do produto foi feita com uma professora e os alunos que participaram do momento. E a partir desse olhar observou-se que o conhecimento popular proporcionou saberes significativos para os sujeitos da sua comunidade e contribuiu para a formação desses (as) alunos (as), e ainda, há a necessidade de direcionar novas pesquisas a partir da temática proposta para que a cultura popular siga como parte indissociável. A pesquisa objetivou interpretar as relações possíveis entre os saberes etnobotânicos dos (as) idosos (as) da Fazenda do Povo e alunos (as) do curso Técnico em Saúde Bucal do Complexo Integrado de Educação de IpiaúCIEI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2831KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPlantas Medicinais; Educação Profissionalizante; Medicina Tradicional.pt_BR
Título: dc.title“TUDO ISSO MUDOU MINHA MANEIRA DE VER AS PLANTAS MEDICINAIS”: EXTENSÃO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL E RAIZEIRAS DE IPIAÚ/BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
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