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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ROBSON LUIZ DA SILVA MENEZES, DAVI SILVA DA COSTA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T11:16:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T11:16:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | AS SEMANAS PRETAS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS SEABRA COMOESPAÇOS DE FORMAÇÃO, AFIRMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA (RE)EXISTÊNCIA NECESSÁRIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742801 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apontou como a Semana Preta e a Semana Indígena constituem-se como espaços de formação, visibilização e experiênciação educativa” através da (Re)existência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica no IFBA- Campus Seabra. Esquematizou uma Articulação como as temáticas, abordagens e participação dos sujeitos nas edições dasSemana Pretas e a Semana Indígena, contribuem para fortalecer espaços da (re)existência, Buscou também destacar elementos da Semana Preta, Semana Indígena e o NEABI,enquanto espaços de formação,visibilização e experiência educativa de (re)existência; A pesquisa configura-se como exploratória,pois foi realizada para conhecer o contexto dos eventos e o NEABI,buscando destacar as evidências relacionadas ao tema até entãodesconhecidos. A metodologia da pesquisa foi através da Fenomenologia, pois os eventos foram caracterizados como fenômenos e a partir desse o processo da redução eidética A coleta de dados foi realizada através da entrevista compreensiva participante que permitiu um maior aproximação entre os pesquisadores, entrevistados(as): que teve a a participação de 14(quatorze) entrevistados sendo: discentes, docentes, técnicos administrativos e representantes das comunidades quilombolas e indígenas. Como produto final foi produzindo um documentário contendo as reflexões dos sujeitos envolvidos nas Semanas Pretas, Semana Indígenas e o NEABI, destacando essas ações enquanto espaços de formação, visibilização e experiências educativas de diálogo e interações pedagógicas com a Educação Profissional e Tecnológica, no IFBA Campus Seabra. Por fim, o trabalho destaca que os eventos Semana Preta e semana indígena e o NEABI, não são espaços, ambiente e lugar meramente de cunho festivo. Esses espaços tornaram-se sim, através das falas dos entrevistados, em espaços de formação, visibilização e experiências educativas de (re)existência, discutindo e combatendo o racismo explícito; racismo institucional; separação e invisibilidade; inadequação curricular e outras ações de negação dos subalternizados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.827 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | espaços de formação, ações afirmativas , (re)existencia, NEABI | pt_BR |
| Título: dc.title | AS SEMANAS PRETAS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS SEABRA COMOESPAÇOS DE FORMAÇÃO, AFIRMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA (RE)EXISTÊNCIA NECESSÁRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ROBSON_FINALIZADO_19_02_2024.pdf | 3.9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742801/2/ROBSON_FINALIZADO_19_02_2024.pdfDownload |
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