AS SEMANAS PRETAS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS SEABRA COMOESPAÇOS DE FORMAÇÃO, AFIRMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA (RE)EXISTÊNCIA NECESSÁRIA

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROBSON LUIZ DA SILVA MENEZES, DAVI SILVA DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-06T11:16:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-06T11:16:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherAS SEMANAS PRETAS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS SEABRA COMOESPAÇOS DE FORMAÇÃO, AFIRMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA (RE)EXISTÊNCIA NECESSÁRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742801-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apontou como a Semana Preta e a Semana Indígena constituem-se como espaços de formação, visibilização e experiênciação educativa” através da (Re)existência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica no IFBA- Campus Seabra. Esquematizou uma Articulação como as temáticas, abordagens e participação dos sujeitos nas edições dasSemana Pretas e a Semana Indígena, contribuem para fortalecer espaços da (re)existência, Buscou também destacar elementos da Semana Preta, Semana Indígena e o NEABI,enquanto espaços de formação,visibilização e experiência educativa de (re)existência; A pesquisa configura-se como exploratória,pois foi realizada para conhecer o contexto dos eventos e o NEABI,buscando destacar as evidências relacionadas ao tema até entãodesconhecidos. A metodologia da pesquisa foi através da Fenomenologia, pois os eventos foram caracterizados como fenômenos e a partir desse o processo da redução eidética A coleta de dados foi realizada através da entrevista compreensiva participante que permitiu um maior aproximação entre os pesquisadores, entrevistados(as): que teve a a participação de 14(quatorze) entrevistados sendo: discentes, docentes, técnicos administrativos e representantes das comunidades quilombolas e indígenas. Como produto final foi produzindo um documentário contendo as reflexões dos sujeitos envolvidos nas Semanas Pretas, Semana Indígenas e o NEABI, destacando essas ações enquanto espaços de formação, visibilização e experiências educativas de diálogo e interações pedagógicas com a Educação Profissional e Tecnológica, no IFBA Campus Seabra. Por fim, o trabalho destaca que os eventos Semana Preta e semana indígena e o NEABI, não são espaços, ambiente e lugar meramente de cunho festivo. Esses espaços tornaram-se sim, através das falas dos entrevistados, em espaços de formação, visibilização e experiências educativas de (re)existência, discutindo e combatendo o racismo explícito; racismo institucional; separação e invisibilidade; inadequação curricular e outras ações de negação dos subalternizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.827 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectespaços de formação, ações afirmativas , (re)existencia, NEABIpt_BR
Título: dc.titleAS SEMANAS PRETAS E INDÍGENAS NO IFBA CAMPUS SEABRA COMOESPAÇOS DE FORMAÇÃO, AFIRMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS: UMA INTERPRETAÇÃO DA (RE)EXISTÊNCIA NECESSÁRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
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