Inclusão Colaborativa

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Grande Riopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMacedo, Davinni da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Daniel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-06T17:16:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-06T17:16:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
identificador: dc.identifier.otherInclusão Colaborativapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742786-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional em forma de site aqui apresentado foi planejado a partir das observações e coleta de dados realizadas pela pesquisadora como parte do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde da UNIGRANRIO. Buscou-se analisar as necessidades e desafios apresentados quanto a necessidade de comunicação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os demais professores das Salas Comuns de uma Escola Municipal da baixada do Rio de Janeiro-RJ. Através de observações sistemáticas na escola, coleta de dados por meio de entrevistas e análise de estudos bibliográficos relevantes, identificou-se uma lacuna existente no campo da comunicação e trabalho colaborativo entre os professores do Ensino Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais, também conhecido como AEE e reconheceu-se a importância de desenvolver uma resolução eficaz para preenchê-la. Ficou evidente que, apesar de os professores reconhecerem o valor da colaboração em sua prática pedagógica, muitas vezes enfrentavam dificuldades em estabelecer conexões e compartilhar conhecimento com seus pares. No entanto, é importante destacar que a colaboração entre os professores não ocorre naturalmente, requer um ambiente de trabalho que incentive a confiança, a abertura e a comunicação efetiva. Os educadores precisam ter oportunidades regulares de se reunir, discutir, planejar e refletir em conjunto, porém a ausência de tempo para tal não permite que isso aconteça. Isso pode ser facilitado por meio da criação do produto educacional aqui apresentado: um site que permita a troca de ideias, recursos e comunicação. A criação deste produto educacional está baseada nas propostas do Ensino Colaborativo como uma parceria entre os professores do ensino regular e especial, desde que os dois professores se responsabilizem e compartilhem o planejamento, a execução e a avaliação de um grupo heterogêneo de estudantes dos quais alguns possuem necessidades educacionais especiais. O planejamento deste produto tem como intuito responder a uma pergunta/problema oriunda do campo da prática profissional: Como melhorar a parceria entre professores do Ensino Regular e do AEE para potencializar o atendimento do aluno da educação especial? Desta forma, propõe-se a utilização do Produto Educacional (PE) aqui mencionado para estimular o trabalho colaborativo entre os professores, bem como identificar as necessidades dos alunos, compartilhar conhecimentos e desenvolver estratégias conjuntas para promover o sucesso educacional de todos os alunos. Esta plataforma destina-se a fomentar o processo de colaboração entre os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e os professores do Ensino Regular para reunir e trocar informações sobre os alunos com necessidades educacionais especiais da escola. Nela, os professores poderão estabelecer comunicação e manterem-se informados sobre os alunos atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais e incluídos nas turmas do Ensino Regular em diferentes anos de escolaridade. Trata-se de um espaço digital colaborativo de práticas educacionais inclusivas, que terá como foco central o processo de inclusão dos alunos, bem como a melhoria do seu processo de ensino–aprendizagem. A utilização deste produto pelos educadores trará a possibilidade de promover: a integração com seus pares e a troca de informações trazendo a possibilidade de reflexão sobre suas estratégias pedagógicas e subsídios para enriquecer suas aulas tornando-as mais significativas, criativas e inclusivas. Acredita-se que desta forma facilitaremos o processo de inclusão de todos os estudantes em nossas escolas, utilizando a tecnologia como aliada para esta missão. A plataforma Inclusão Colaborativa torna-se dinâmica e em constante construção ao receber e compartilhar ações pedagógicas que promovem a inclusão de estudantes no processo de ensino aprendizagem. Pode-se afirmar que a proposta de trabalho colaborativo aqui iniciada trata-se de um convite para uma caminhada coletiva em direção ao fazer docente mais inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.592 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
Título: dc.titleInclusão Colaborativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino das Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdutos Educacionaispt_BR
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