Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Grande Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, Davinni da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Daniel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-06T17:16:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-06T17:16:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Inclusão Colaborativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742786 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional em forma de site aqui apresentado foi planejado a partir das observações e coleta de dados realizadas pela pesquisadora como parte do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde da UNIGRANRIO. Buscou-se analisar as necessidades e desafios apresentados quanto a necessidade de comunicação entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os demais professores das Salas Comuns de uma Escola Municipal da baixada do Rio de Janeiro-RJ. Através de observações sistemáticas na escola, coleta de dados por meio de entrevistas e análise de estudos bibliográficos relevantes, identificou-se uma lacuna existente no campo da comunicação e trabalho colaborativo entre os professores do Ensino Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais, também conhecido como AEE e reconheceu-se a importância de desenvolver uma resolução eficaz para preenchê-la. Ficou evidente que, apesar de os professores reconhecerem o valor da colaboração em sua prática pedagógica, muitas vezes enfrentavam dificuldades em estabelecer conexões e compartilhar conhecimento com seus pares. No entanto, é importante destacar que a colaboração entre os professores não ocorre naturalmente, requer um ambiente de trabalho que incentive a confiança, a abertura e a comunicação efetiva. Os educadores precisam ter oportunidades regulares de se reunir, discutir, planejar e refletir em conjunto, porém a ausência de tempo para tal não permite que isso aconteça. Isso pode ser facilitado por meio da criação do produto educacional aqui apresentado: um site que permita a troca de ideias, recursos e comunicação. A criação deste produto educacional está baseada nas propostas do Ensino Colaborativo como uma parceria entre os professores do ensino regular e especial, desde que os dois professores se responsabilizem e compartilhem o planejamento, a execução e a avaliação de um grupo heterogêneo de estudantes dos quais alguns possuem necessidades educacionais especiais. O planejamento deste produto tem como intuito responder a uma pergunta/problema oriunda do campo da prática profissional: Como melhorar a parceria entre professores do Ensino Regular e do AEE para potencializar o atendimento do aluno da educação especial? Desta forma, propõe-se a utilização do Produto Educacional (PE) aqui mencionado para estimular o trabalho colaborativo entre os professores, bem como identificar as necessidades dos alunos, compartilhar conhecimentos e desenvolver estratégias conjuntas para promover o sucesso educacional de todos os alunos. Esta plataforma destina-se a fomentar o processo de colaboração entre os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e os professores do Ensino Regular para reunir e trocar informações sobre os alunos com necessidades educacionais especiais da escola. Nela, os professores poderão estabelecer comunicação e manterem-se informados sobre os alunos atendidos pela Sala de Recursos Multifuncionais e incluídos nas turmas do Ensino Regular em diferentes anos de escolaridade. Trata-se de um espaço digital colaborativo de práticas educacionais inclusivas, que terá como foco central o processo de inclusão dos alunos, bem como a melhoria do seu processo de ensino–aprendizagem. A utilização deste produto pelos educadores trará a possibilidade de promover: a integração com seus pares e a troca de informações trazendo a possibilidade de reflexão sobre suas estratégias pedagógicas e subsídios para enriquecer suas aulas tornando-as mais significativas, criativas e inclusivas. Acredita-se que desta forma facilitaremos o processo de inclusão de todos os estudantes em nossas escolas, utilizando a tecnologia como aliada para esta missão. A plataforma Inclusão Colaborativa torna-se dinâmica e em constante construção ao receber e compartilhar ações pedagógicas que promovem a inclusão de estudantes no processo de ensino aprendizagem. Pode-se afirmar que a proposta de trabalho colaborativo aqui iniciada trata-se de um convite para uma caminhada coletiva em direção ao fazer docente mais inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.592 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma digital | pt_BR |
Título: dc.title | Inclusão Colaborativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino das Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produtos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Inclusão Colaborativa.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742786/2/Inclusão Colaborativa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons