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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alcir José Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-04T18:04:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-04T18:04:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | goncalves_aj_me_mar.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742706 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho parte da necessidade de analisar as relações entre meio ambiente, sociedade e educação no ensino médio. O objetivo central do projeto está na elaboração de uma proposta de sequência didática ancorada no materialismo histórico, com metodologia direcionada para a pedagogia Histórico-Crítica. A partir da relação dialética da escola e dos estudantes com a realidade social concreta, busca-se incentivar a desnaturalização das aparências e a compreensão consciente do real. Essas escolhas não são aleatórias, mas baseiam-se na observação pedagógica do pátio da escola e da efervescente dinâmica do cotidiano estudantil, permeado pelo atual estágio de produção capitalista, que visa transformar o homem e a natureza em mercadorias. O objetivo não é apenas entender os problemas expostos, mas considerar a educação escolar como mecanismo concreto de mudanças, a fim de promover os primeiros atributos de uma educação socioambiental crítica. Dentro desta perspectiva, o trabalho procura estabelecer um diálogo entre a Sociologia e a temática socioambiental, utilizando referenciais teóricos marxistas como Karel Kosik, John Bellamy Foster, Michel Löwy, Demerval Saviani, Luiz Marques, entre outros. A pretensão é que essa investigação contribua para a ampliação dos debates sócio-ambientais, adentrando nas premissas do que é ensinar e aprender sociologia a partir de um diálogo com a Educação Socioambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental; Sociologia; Pedagogia Histórico-crítica. | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTANA DE PARNAÍBA/SP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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goncalves_aj_me_mar.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742706/1/goncalves_aj_me_mar.pdfDownload |
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