SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTANA DE PARNAÍBA/SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlcir José Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-04T18:04:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-04T18:04:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
identificador: dc.identifier.othergoncalves_aj_me_mar.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742706-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho parte da necessidade de analisar as relações entre meio ambiente, sociedade e educação no ensino médio. O objetivo central do projeto está na elaboração de uma proposta de sequência didática ancorada no materialismo histórico, com metodologia direcionada para a pedagogia Histórico-Crítica. A partir da relação dialética da escola e dos estudantes com a realidade social concreta, busca-se incentivar a desnaturalização das aparências e a compreensão consciente do real. Essas escolhas não são aleatórias, mas baseiam-se na observação pedagógica do pátio da escola e da efervescente dinâmica do cotidiano estudantil, permeado pelo atual estágio de produção capitalista, que visa transformar o homem e a natureza em mercadorias. O objetivo não é apenas entender os problemas expostos, mas considerar a educação escolar como mecanismo concreto de mudanças, a fim de promover os primeiros atributos de uma educação socioambiental crítica. Dentro desta perspectiva, o trabalho procura estabelecer um diálogo entre a Sociologia e a temática socioambiental, utilizando referenciais teóricos marxistas como Karel Kosik, John Bellamy Foster, Michel Löwy, Demerval Saviani, Luiz Marques, entre outros. A pretensão é que essa investigação contribua para a ampliação dos debates sócio-ambientais, adentrando nas premissas do que é ensinar e aprender sociologia a partir de um diálogo com a Educação Socioambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental; Sociologia; Pedagogia Histórico-crítica.pt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTANA DE PARNAÍBA/SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons