SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO DO IF BAIANO – CAMPUS CATU

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, MILENA VERGNE DE ABREU OLIVEIRA E-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T22:39:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T22:39:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742657-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste estudo é propor uma sequência didática em Língua Portuguesa, para o programa de nivelamento do IF Baiano campus Catu que contribua para o alcance dos objetivos do programa que tem como propósito a permanência e o êxito dos estudantes do ensino médio integrado (EMI). Aqui serão apresentadas a produção e a análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas feitas com docentes de língua portuguesa do campus, o resultado da análise desses dados e de estudos de aprofundamento teórico sobre o fracasso escolar, a sequência didática como instrumento pedagógico e o programa de nivelamento do IF Baiano. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa aplicada através de uma abordagem metodológica de investigação quantitativa e qualitativa (dialética) que utilizou como estratégia elementos do estudo de caso, em razão da sua adequação ao problema proposto e à necessidade de investigação do fenômeno dentro do seu contexto real, o que possibilitou o aprofundamento do problema pesquisado a valorização da experiência da pesquisadora no tema. Os resultados da análise dos dados produzidos indicam que há fragilidades e necessidades relacionadas aos estudantes ingressantes e ao programa de nivelamento, especialmente no que diz respeito ao tempo dedicado ao seu planejamento e execução, à necessidade de fortalecimento e valorização do nivelamento e às dificuldades apresentadas pelos estudantes que chegam para os cursos técnicos integrados. Encontramos também caminhos viáveis para que essas dificuldades sejam trabalhadas em uma sequência didática. Partindo desse estudo entregamos como produto educacional uma sequência didática que pretende auxiliar na promoção de maiores possibilidades de aprendizagem e na melhoria dos índices de desempenho escolar dos estudantes da EPT, além de estimular, na comunidade escolar, a prática de ações educativas que visem favorecer a aprendizagem significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Nivelamentopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO DO IF BAIANO – CAMPUS CATUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons