Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, MILENA VERGNE DE ABREU OLIVEIRA E | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T22:39:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T22:39:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é propor uma sequência didática em Língua Portuguesa, para o programa de nivelamento do IF Baiano campus Catu que contribua para o alcance dos objetivos do programa que tem como propósito a permanência e o êxito dos estudantes do ensino médio integrado (EMI). Aqui serão apresentadas a produção e a análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas feitas com docentes de língua portuguesa do campus, o resultado da análise desses dados e de estudos de aprofundamento teórico sobre o fracasso escolar, a sequência didática como instrumento pedagógico e o programa de nivelamento do IF Baiano. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa aplicada através de uma abordagem metodológica de investigação quantitativa e qualitativa (dialética) que utilizou como estratégia elementos do estudo de caso, em razão da sua adequação ao problema proposto e à necessidade de investigação do fenômeno dentro do seu contexto real, o que possibilitou o aprofundamento do problema pesquisado a valorização da experiência da pesquisadora no tema. Os resultados da análise dos dados produzidos indicam que há fragilidades e necessidades relacionadas aos estudantes ingressantes e ao programa de nivelamento, especialmente no que diz respeito ao tempo dedicado ao seu planejamento e execução, à necessidade de fortalecimento e valorização do nivelamento e às dificuldades apresentadas pelos estudantes que chegam para os cursos técnicos integrados. Encontramos também caminhos viáveis para que essas dificuldades sejam trabalhadas em uma sequência didática. Partindo desse estudo entregamos como produto educacional uma sequência didática que pretende auxiliar na promoção de maiores possibilidades de aprendizagem e na melhoria dos índices de desempenho escolar dos estudantes da EPT, além de estimular, na comunidade escolar, a prática de ações educativas que visem favorecer a aprendizagem significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Nivelamento | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO DO IF BAIANO – CAMPUS CATU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
4. Dissertação ProfEPT - Milena Vergne.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742657/2/4. Dissertação ProfEPT - Milena Vergne.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons