A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: O QUE DIZEM AS NORMATIZAÇÕES

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ELZENIR FREIRE DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T22:23:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T22:23:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742655-
Resumo: dc.description.abstractA formação continuada de professores é sempre tema recorrente de pesquisas por ser um componente essencial em todas as dimensões educacionais, e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sua abordagem vem de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o presente texto é fruto da pesquisa de mestrado que enfatiza a formação de professor da educação profissional no campo das tecnologias digitais da informação e comunicação no estado da Bahia, uma análise sobre o que dizem as normatizações do governo. A investigação buscou compreender a temática a partir do que dizem os documentos subsidiados por autores cuja base teórica deem conta de analisar a normatização da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) no Estado da Bahia, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, O Plano Nacional de Educação(PNE) LEI N.13.005 de 25/06/2014, o Plano Estadual de Educação (PEE) - LEI Nº 13.559 DE 11 DE MAIO DE 2016, e Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB, 2022) – Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 196/2019 de 13 de agosto de 2019. O método de pesquisa incluiu a revisão bibliográfica e análise documental da legislação que trata da formação docente. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar voltado para a formação docente com a inserção das tecnologias digitais, de modo que contribua para a modernização e aprimoramento eficaz e necessário à demanda de educação profissional da Bahia. Como propõe o DCRB(2022), oportunizar espaços de direito garantido para que seja possível repensar, rever e refletir sobre seus cotidianos e suas práticas educacionais. E como proposta de oportunizar aos docentes uma possibilidade de formação criativa, surgiu o Produto Educacional, como livro digital para a formação continuada de professores, uma proposta que converge na direção da utilização do cordel para além de uma manifestação cultural, é uma demonstração de saberes que pode contribuir com novas possibilidades de formação docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLegislação educacionalpt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: O QUE DIZEM AS NORMATIZAÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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