Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ELZENIR FREIRE DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T22:23:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T22:23:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742655 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação continuada de professores é sempre tema recorrente de pesquisas por ser um componente essencial em todas as dimensões educacionais, e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sua abordagem vem de forma contínua e permanente. Nesse sentido, o presente texto é fruto da pesquisa de mestrado que enfatiza a formação de professor da educação profissional no campo das tecnologias digitais da informação e comunicação no estado da Bahia, uma análise sobre o que dizem as normatizações do governo. A investigação buscou compreender a temática a partir do que dizem os documentos subsidiados por autores cuja base teórica deem conta de analisar a normatização da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica no campo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) no Estado da Bahia, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, O Plano Nacional de Educação(PNE) LEI N.13.005 de 25/06/2014, o Plano Estadual de Educação (PEE) - LEI Nº 13.559 DE 11 DE MAIO DE 2016, e Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB, 2022) – Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 196/2019 de 13 de agosto de 2019. O método de pesquisa incluiu a revisão bibliográfica e análise documental da legislação que trata da formação docente. Os resultados apontam para a necessidade de um olhar voltado para a formação docente com a inserção das tecnologias digitais, de modo que contribua para a modernização e aprimoramento eficaz e necessário à demanda de educação profissional da Bahia. Como propõe o DCRB(2022), oportunizar espaços de direito garantido para que seja possível repensar, rever e refletir sobre seus cotidianos e suas práticas educacionais. E como proposta de oportunizar aos docentes uma possibilidade de formação criativa, surgiu o Produto Educacional, como livro digital para a formação continuada de professores, uma proposta que converge na direção da utilização do cordel para além de uma manifestação cultural, é uma demonstração de saberes que pode contribuir com novas possibilidades de formação docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação educacional | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CAMPO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA: O QUE DIZEM AS NORMATIZAÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disssertação_Elzenir_Finalizada_PROFEPT.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742655/2/Disssertação_Elzenir_Finalizada_PROFEPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons