Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moares, Cleodir da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T00:56:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T00:56:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História na Escola Básica_e-BookFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os artigos aqui reunidos apresentam resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes, discente e egressos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal do Pará /(UFPA), campus Ananindeua, com a colaboração de professores e professoras na Educação de Básica, sobre diferentes temáticas, perspectivas teóricas e estratégias metodológicas. Esta coletânea inaugura uma série de publicações com as quais o ProfHistória/UFPA pretende, de maneira sistemática, proporcionar maior visibilidade à produção realizada no âmbito do Programa, o que vem se somar à já consolidada prática de publicação dos trabalhos selecionados no núcleo local para o concurso nacional de dissertação da rede ProfHistória. O leitor ou a leitora que enveredar pelas páginas deste livro irá se deparar com um conjunto significativo de narrativas, práticas e propostas de intervenção pedagógica, que têm em comum a ênfase no protagonismo de professores/as e alunos/as nos processos de ensino e aprendizagem da História na escola básica. Mesmo com certo “delei”, considerando que o ProfHistória/UFPA aderiu à rede nacional em 2015 e iniciou efetivamente suas atividades em 2016, esta edição espera saldar uma dívida com a comunidade acadêmica no que diz respeito à divulgação científica e promover o estreitamento da distância que insiste em separar essa produção de uma assistência mais ampla, principalmente professores-pesquisadores em formação e profissionais do ensino da História. O ProfHistória/UFPA conta atualmente com um quadro qualificado composto por vinte e dois docentes – vinte permanentes e dois colaboradores –, que atuam em diferentes unidades da UFPA, como na Escola de Aplicação (EAUFPA) e Faculdade de História em Belém e no campus de Ananindeua, Altamira, Bragança e Cametá, nas áreas de História e Educação. Nesses oito anos de funcionamento, o Programa já acolheu um total de 163 discentes, vindos de 33 municípios paraenses, e de estados vizinhos, Amazonas, Maranhão e Piaui. As investigações desenvolvidas relacionadas às três linhas ofertadas – “Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão”, “Saberes, 10 históricos em diferentes espaços de memória” e “Saberes históricos no espaço escolar” –, converteu-se em dissertação, artigos e proposta pedagógica arrojadas, que em sua imensa maioria ainda não tiveram condições reais de serem divulgadas em livro. A proposta de publicação desta coletânea objetiva preencher essa lacuna. A variedade de problemas, objetos, sujeitos, abordagens, temáticas, fontes e locais de pesquisa apresentados nos artigos que compõem este volume demonstra que o ensino de história constitui um campo ainda em aberto, um “lugar de fronteira” em interação constante com outras áreas do conhecimento histórico e disciplinas afins. Essa é uma das premissas do Programa na sua missão institucional de formação continuada de professores e professoras, associada à ênfase na reflexão acerca dos saberes e práticas dos sujeitos que participam do processo ensino e aprendizagem escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Narrativas; Sujeitos; Escola Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história na escola básica: sujeitos, práticas e narrativas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Livro Digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino de História na Escola Básica_e-BookFinal.pdf | 11,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742638/2/Ensino de História na Escola Básica_e-BookFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons