A NATURALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CEGAS NA EPT: contribuições da psicologia histórico-cultural

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREIS JUNIOR, ANTONIO FRANCISCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T22:08:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T22:08:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742632-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa estudou a prática de ensino na Educação Física escolar para estudantes cegos. Diante do entendimento de que a Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica, dos dados da realidade de nossa experiência profissional, bem como da análise inicial das produções do campo científico levantadas, organizamos o seguinte problema: a naturalização da relação entre ensino e desenvolvimento humano na prática de ensino na Educação Física escolar para deficientes visuais na EPT tem comprometido o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade dos indivíduos/formação omnilateral, na medida em reforça uma concepção monotécnica/unilateral/instrumental da formação humana. O “autodomínio da corporalidade” pressupõe a relação ativa, consciente e intencional, porém indireta, entre o indivíduo com seu corpo, do indivíduo com a sociedade, em determinadas condições históricosociais, e tem por objeto o “desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana”. Como objetivos destacamos: 1) discutir o papel dos conteúdos da Educação Física escolar para o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade dos estudantes cegos; 2) explicitar o processo de interiorização na atividade de ensino na Educação Física escolar para estudantes cegos; 3) apresentar uma proposta de ensino dos conteúdos da Educação Física para estudantes cegos na Educação Profissional e Tecnológica, numa concepção de formação humana omnilateral. Os principais aspectos metodológicos do estudo vão se orientar enquanto um estudo bibliográfico e documental, tendo com matriz epistemológica o materialismo históricodialético, e como aporte teórico a psicologia histórico-cultural. Enquanto teoria pedagógica para análise da ação pedagógica, a pedagogia histórica-crítica. Nos resultados verificou-se que para combater o processo de naturalização no ensino da Educação Física para estudantes cegos é necessário a transmissão dos conteúdos nas suas formas mais desenvolvidas, aquilo que foi construído ao longo da humanidade, possibilitando uma formação do homem em toda a sua estrutura humana-genérica. Diante disso, há necessidade da compreensão dos processos que ocorrem no desenvolvimento do psiquismo humano e em particular com o desenvolvimento do estudante cego, o processo de desenvolvimento da supercompensação. Sendo que os estudantes precisam se apropriar do conteúdo da atividade esportiva o domínio cada vez mais consciente, intencional e crítico, porém, indireto, com o seu corpo em direção ao autodomínio da corporalidade. Concluímos com este trabalho que o futebol de cegos numa perspectiva de ensino que almeja a formação Omnilateral do sujeito, apresenta-se como conteúdo essencial para o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade humana no estudante cego, combatendo a naturalização no ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent755KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Educação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoa Cegapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento da Corporalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Criticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
Título: dc.titleA NATURALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CEGAS NA EPT: contribuições da psicologia histórico-culturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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