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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | REIS JUNIOR, ANTONIO FRANCISCO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T22:08:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T22:08:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742632 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa estudou a prática de ensino na Educação Física escolar para estudantes cegos. Diante do entendimento de que a Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica, dos dados da realidade de nossa experiência profissional, bem como da análise inicial das produções do campo científico levantadas, organizamos o seguinte problema: a naturalização da relação entre ensino e desenvolvimento humano na prática de ensino na Educação Física escolar para deficientes visuais na EPT tem comprometido o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade dos indivíduos/formação omnilateral, na medida em reforça uma concepção monotécnica/unilateral/instrumental da formação humana. O “autodomínio da corporalidade” pressupõe a relação ativa, consciente e intencional, porém indireta, entre o indivíduo com seu corpo, do indivíduo com a sociedade, em determinadas condições históricosociais, e tem por objeto o “desenvolvimento histórico-social da corporalidade humana”. Como objetivos destacamos: 1) discutir o papel dos conteúdos da Educação Física escolar para o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade dos estudantes cegos; 2) explicitar o processo de interiorização na atividade de ensino na Educação Física escolar para estudantes cegos; 3) apresentar uma proposta de ensino dos conteúdos da Educação Física para estudantes cegos na Educação Profissional e Tecnológica, numa concepção de formação humana omnilateral. Os principais aspectos metodológicos do estudo vão se orientar enquanto um estudo bibliográfico e documental, tendo com matriz epistemológica o materialismo históricodialético, e como aporte teórico a psicologia histórico-cultural. Enquanto teoria pedagógica para análise da ação pedagógica, a pedagogia histórica-crítica. Nos resultados verificou-se que para combater o processo de naturalização no ensino da Educação Física para estudantes cegos é necessário a transmissão dos conteúdos nas suas formas mais desenvolvidas, aquilo que foi construído ao longo da humanidade, possibilitando uma formação do homem em toda a sua estrutura humana-genérica. Diante disso, há necessidade da compreensão dos processos que ocorrem no desenvolvimento do psiquismo humano e em particular com o desenvolvimento do estudante cego, o processo de desenvolvimento da supercompensação. Sendo que os estudantes precisam se apropriar do conteúdo da atividade esportiva o domínio cada vez mais consciente, intencional e crítico, porém, indireto, com o seu corpo em direção ao autodomínio da corporalidade. Concluímos com este trabalho que o futebol de cegos numa perspectiva de ensino que almeja a formação Omnilateral do sujeito, apresenta-se como conteúdo essencial para o desenvolvimento do autodomínio da corporalidade humana no estudante cego, combatendo a naturalização no ensino. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 755KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Educação Física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoa Cega | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento da Corporalidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Critica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
| Título: dc.title | A NATURALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CEGAS NA EPT: contribuições da psicologia histórico-cultural | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Texto final 2.1.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742632/2/Texto final 2.1.pdfDownload |
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