BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE DADOS ACADÊMICOS PARA ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO ACADÊMICA E PERFIL DISCENTE NO IF BAIANO, CAMPUS VALENÇA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBONFIM, JOHNATHAN DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-01T14:10:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-01T14:10:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742628-
Resumo: dc.description.abstractNas últimas décadas, o acompanhamento da evasão escolar e melhoria do desempenho acadêmico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) têm ganhado notoriedade nas ações dos Órgãos de Controle. Os temas aludidos também fazem parte do cotidiano dos gestores públicos da educação profissional e tecnológica, sobretudo pela necessidade de manter ou ampliar as ações de permanência e êxito nas unidades de ensino. A preocupação acima se justifica, também, pela necessidade de agir preventivamente nas situações de retenção e evasão do público estudantil atendido. Diante da limitada dotação orçamentária para manter o funcionamento das instituições e da proporcionalidade do número de matrículas ativas para composição do orçamento, a tecnologia de Business Intelligence pode proporcionar melhor compreensão da situação acadêmica local para os gestores e assegurar o processo decisório com objetivo de elevar o desempenho acadêmico na EPT. Nesse aspecto, cabe destacar a posição estratégica da gestão da informação para criação de insights inovadores decorrentes da organização de dados e combinação de registros diversificados. Portanto, essa pesquisa apresenta os benefícios proporcionados por um ambiente de Business Intelligence na análise e visualização dos dados acadêmicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Valença. O referencial teórico aborda os seguintes temas: expansão e indicadores acadêmicos da RFEPCT; sistemas de informação; gestão da informação para o processo decisório; papel do Estado na educação pública; legislações, normativas matrículas da EPT no Brasil; conceitos de business intelligence e levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos relacionados à RFEPCT. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com estudo exploratório-descritivo e realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Como produtos educacionais, disponibiliza uma ferramenta aplicável configurada para a Instituição pesquisada e um guia informativo sobre conceitos e ferramentas de Self-service BI para unidades da rede EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.7MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectgestão da educação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbusiness intelligencept_BR
Palavras-chave: dc.subjectgestão da informaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttomada de decisãopt_BR
Título: dc.titleBUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE DADOS ACADÊMICOS PARA ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO ACADÊMICA E PERFIL DISCENTE NO IF BAIANO, CAMPUS VALENÇApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons