Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BONFIM, JOHNATHAN DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-01T14:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-01T14:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742628 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o acompanhamento da evasão escolar e melhoria do desempenho acadêmico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) têm ganhado notoriedade nas ações dos Órgãos de Controle. Os temas aludidos também fazem parte do cotidiano dos gestores públicos da educação profissional e tecnológica, sobretudo pela necessidade de manter ou ampliar as ações de permanência e êxito nas unidades de ensino. A preocupação acima se justifica, também, pela necessidade de agir preventivamente nas situações de retenção e evasão do público estudantil atendido. Diante da limitada dotação orçamentária para manter o funcionamento das instituições e da proporcionalidade do número de matrículas ativas para composição do orçamento, a tecnologia de Business Intelligence pode proporcionar melhor compreensão da situação acadêmica local para os gestores e assegurar o processo decisório com objetivo de elevar o desempenho acadêmico na EPT. Nesse aspecto, cabe destacar a posição estratégica da gestão da informação para criação de insights inovadores decorrentes da organização de dados e combinação de registros diversificados. Portanto, essa pesquisa apresenta os benefícios proporcionados por um ambiente de Business Intelligence na análise e visualização dos dados acadêmicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Valença. O referencial teórico aborda os seguintes temas: expansão e indicadores acadêmicos da RFEPCT; sistemas de informação; gestão da informação para o processo decisório; papel do Estado na educação pública; legislações, normativas matrículas da EPT no Brasil; conceitos de business intelligence e levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos relacionados à RFEPCT. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com estudo exploratório-descritivo e realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Como produtos educacionais, disponibiliza uma ferramenta aplicável configurada para a Instituição pesquisada e um guia informativo sobre conceitos e ferramentas de Self-service BI para unidades da rede EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | gestão da educação pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | business intelligence | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gestão da informação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tomada de decisão | pt_BR |
Título: dc.title | BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE DADOS ACADÊMICOS PARA ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO ACADÊMICA E PERFIL DISCENTE NO IF BAIANO, CAMPUS VALENÇA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons