Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gois, John Jorge de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-28T21:46:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-28T21:46:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | JohnJorgedeSousaGois_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742575 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto é resultado de um trabalho realizado em uma escola particular da cidade de Belém, com uma turma do 6º ano, na qual os alunos foram incentivados a conhecerem a sua história pessoal e familiar, e, a partir disso, produzirem um pequeno livro com a história da sua família; eles também fizeram uma apresentação em formato de Feira, na qual expuseram o seu aprendizado à comunidade escolar. Esta dissertação visa proporcionar um método de ensino para se trabalhar conceitos importantes à disciplina de História, principalmente o de "história" e "memória". Ainda sobre o campo metodológico, o aluno é colocado em contato com a análise de fontes primárias e secundárias na sala de aula, como as escritas, orais, imagéticas e materiais. Além disso, as atividades desenvolvidas em classe visam também aproximar o aluno à disciplina de História, possibilitando seu maior protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, sendo ele, ao mesmo tempo, tanto o pesquisador como o objeto de pesquisa. Para melhor direcionar o docente foi criado um planejamento orientador em sequência didática que é o produto deste trabalho. A intenção desta proposta não é esgotar o assunto em questão, mas apontar possibilidades sobre o tema para o 6º Ano do Ensino Fundamental, quando geralmente se inicia os estudos com a disciplina de História. As ideias expostas podem ser adaptadas a outras séries. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História da Família; História e Memória; Fontes Históricas. | pt_BR |
Título: dc.title | "Eu tenho história" - Trabalhando história e memória familiar em sala de aula através da pesquisa pessoal e familiar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JohnJorgedeSousaGois_DissertaçãoFinal.pdf | 6,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742575/2/JohnJorgedeSousaGois_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons