Uma abordagem FRUGAL de uma Sequência Didática para o estudo da Termoquímica com uma Aprendizagem Significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, M. L-
Autor(es): dc.contributor.authorCastilho, R. B-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-28T14:32:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-28T14:32:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
identificador: dc.identifier.otherUFRRJ-PRODUTO-MILTON LEMOS DE MORAESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742574-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática aqui ofertada tem a intenção de estimular uma aprendizagem significativa dos saberes de Termoquímica para a Formação Geral Básica com situações e questionamentos do dia a dia do estudante, levando ao pensamento crítico e encontrando as explicações e respostas em conjunto. A proposta metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa participante com a perspectiva de um estudo exploratório. Nesta pesquisa, com a elaboração da sequência didática, buscou-se contemplar propostas de, avaliação da aprendizagem por meio de técnicas formativas como o uso de pesquisas individuais, seminários em grupo, observações de práticas feitas em sala de aula verificando os indícios qualitativos da aprendizagem significativa. Na Estratégia Metodológica, foram realizados questionários, um no início antes da utilização do material e outro no final, sobre o curso como um todo, posteriormente os alunos foram divididos em grupos e realizados seminários, onde aconteceram práticas feitas em sala de aula verificando os indícios qualitativos da aprendizagem significativa. Com intuito de obter informações aprofundadas sobre suas opiniões e percepções a respeito do estudo da Termoquímica baseado na teoria de David Paul Ausubel, associando a experiência de vida dos alunos com a termoquímica. Nesse sentido, esse trabalho apresenta sugestões de atividades na disciplina de Química focando a Termodinâmica, com alunos do 3º ano de uma escola estadualpt_BR
Tamanho: dc.format.extent277 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem frugal Sequência didática termoquímicapt_BR
Título: dc.titleUma abordagem FRUGAL de uma Sequência Didática para o estudo da Termoquímica com uma Aprendizagem Significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons