Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, M. L | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castilho, R. B | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-28T14:32:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-28T14:32:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFRRJ-PRODUTO-MILTON LEMOS DE MORAES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742574 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sequência Didática aqui ofertada tem a intenção de estimular uma aprendizagem significativa dos saberes de Termoquímica para a Formação Geral Básica com situações e questionamentos do dia a dia do estudante, levando ao pensamento crítico e encontrando as explicações e respostas em conjunto. A proposta metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa participante com a perspectiva de um estudo exploratório. Nesta pesquisa, com a elaboração da sequência didática, buscou-se contemplar propostas de, avaliação da aprendizagem por meio de técnicas formativas como o uso de pesquisas individuais, seminários em grupo, observações de práticas feitas em sala de aula verificando os indícios qualitativos da aprendizagem significativa. Na Estratégia Metodológica, foram realizados questionários, um no início antes da utilização do material e outro no final, sobre o curso como um todo, posteriormente os alunos foram divididos em grupos e realizados seminários, onde aconteceram práticas feitas em sala de aula verificando os indícios qualitativos da aprendizagem significativa. Com intuito de obter informações aprofundadas sobre suas opiniões e percepções a respeito do estudo da Termoquímica baseado na teoria de David Paul Ausubel, associando a experiência de vida dos alunos com a termoquímica. Nesse sentido, esse trabalho apresenta sugestões de atividades na disciplina de Química focando a Termodinâmica, com alunos do 3º ano de uma escola estadual | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 277 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem frugal Sequência didática termoquímica | pt_BR |
Título: dc.title | Uma abordagem FRUGAL de uma Sequência Didática para o estudo da Termoquímica com uma Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFRRJ-PRODUTO-MILTON LEMOS DE MORAES.pdf | 276,71 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742574/2/UFRRJ-PRODUTO-MILTON LEMOS DE MORAES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons