
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Aguinaldo P. | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Andressa E. S. | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Vanessa G. K | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-28T14:22:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-28T14:22:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFRRJ-Produto-Aguinaldo Pereira dos Santos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742573 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática é uma estratégia educacional para aprimorar a aprendizagem, definindo passos e etapas correlacionadas com foco em atingir um objetivo específico. O professor regente define um início e um final para a aplicação dessa técnica, que pode variar de acordo com o tema escolhido e as necessidades observadas. A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto! Faz parte desta sequência, um projeto de montagem de balança de dois pratos em PVC inspirado no e-book: Ciência na sala de aula: atualização profissional da prática do ensino de ciências/química para professores de ensino fundamental e médio (ISBN 978- 65-00-09088-8). A proposta deste projeto é fornecer uma ferramenta pedagógica para auxiliar o ensino de Química por meio de uma atividade lúdica que equilibra diversão e aprendizagem, além de recorrer a um material de baixo custo e que incentive o reaproveitamento de materiais, estando de acordo com os princípios de Química Verde. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 490 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | balança PVC sequência química verdeidática | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência didática para os conteúdos relacionados ao tema Matéria e energia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFRRJ-Produto-Aguinaldo Pereira dos Santos.pdf | 489.37 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742573/2/UFRRJ-Produto-Aguinaldo Pereira dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons