Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, VALDIRENE ROSA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-26T05:29:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-26T05:29:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742456 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This article presents the interdisciplinary proposal developed by teachers at Escola Profº Drº Valter Paulino Estevam, who inserted Afro-Amerindian cultural practices into mathematics teaching, highlighting non-hegemonic knowledge in school education. With a theoretical focus on decoloniality and Ethnomathematics, this qualitative research opposed the traditional form of teaching, based on a Eurocentric epistemology by appreciating the contributions of Afro-Amerindian knowledge in mathematical learning. The teachers' observations were in two classes in the 9th year of elementary school (14-15) and found that the application of this pedagogical resource resulted inreconstruction of narratives and attitudes contrary to hegemonic thinking, in the emancipation and inclusion of students with difficulties in learning mathematics and theconstruction of alternative knowledge, towards equity and a new organization of society open to diversity. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical | pt_BR |
Título: dc.title | Pedagogical practices in educational spaces with a decolonial approach (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: