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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Manuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-21T12:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-21T12:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742335 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho investiga o potencial da canção enquanto um recurso didático eficaz no ensino de História, tendo como recorte temático a Reforma Protestante, com foco na atuação e influência das mulheres reformadoras e apologetas Argula von Grumbach e Marie Dentière. Os conceitos estruturantes do quadro teórico foram articulados sobre os referenciais de MacGrath (2007, 2012, 2014), Lindberg (2017), Delumeau (1989), Salviano (2021), Napolitano (2002), Bitterncourt (2011), Brum (2020), Morais (2017), dentre outros. Quanto ao produto final, elaborou-se e foi aplicado um conjunto de quatro oficinas direcionas as turmas do 7º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. O propósito global dessas oficinas consistiu na reflexão e avaliação da eficácia da análise de canções enquanto ferramenta pedagógica no âmbito do ensino da história. Além disso, visou orientar e analisar paródias criadas pelos próprios estudantes. O tema central abordado nas oficinas, bem como na produção das paródias, foi a Reforma Protestante, com ênfase na figura notável da reformadora Argula von Grumbach. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.828 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Canção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paródias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma Protestante | pt_BR |
Título: dc.title | CANTANDO A REFORMA PROTESTANTE: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NO INÍCIO DO MOVIMENTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Versão final da dissertação.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742335/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
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