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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Scalco Mary, Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves - Orientador | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-20T18:01:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-20T18:01:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus de Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. Rafael Felipe Coelho Neves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742332 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo apresenta dados e discussão sobre a importância de se adotar ações para preparar o jovem, que realiza um curso no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) durante a execução do Estágio Supervisionado (ES), bem como as questões ligadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O ES é um ato educativo, que tem como objetivo o desenvolvimento do aluno como cidadão e profissional estabelecendo uma relação entre escola e o trabalho. Sendo o momento de inserção no mundo do trabalho, incidindo condições de segurança e saúde que normalmente não são observadas. Em vista disso consiste o problema da pesquisa assim formulado: os alunos matriculados na disciplina ES estão preparados para a inserção no mundo do trabalho no que diz respeito à segurança e saúde necessários em auxiliá-los na prevenção de acidentes, e doenças profissionais? Neste contexto, a pesquisa consistiu em compreender as percepções e vivência de 38 alunos estagiários, no que diz respeito à saúde e segurança no trabalho. Para coleta de dados utilizouse questionários semiestruturados aplicados em duas etapas. Visto que esses alunos se encontram no espaço laboral, foi possível conceber várias questões relevantes que surgiram no decorrer desta pesquisa. Como projetar para si a responsabilidade dos acidentes no trabalho, não compreender a relação do que pode determinar o adoecimento no trabalho, e executar funções sem orientações importantes de normas de segurança, e sem o uso de equipamento de proteção individual (EPI). Assim, no sentido de contribuir no processo de construção de conhecimentos dos alunos nas questões da SST, buscou-se trazer aos estudantes em período de estágio, assim pretendido no processo de contextualização desses alunos, uma alternativa para aprendizagem. Nesta perspectiva desenvolveu-se o produto educacional em forma de aplicativo (Estágio Seguro), contendo temas diversificados e pertinentes a SST. Tem-se neste contexto, oportuno associar o início da vida laboral do educando com a promoção da sua segurança e saúde. Compreende-se que empoderá-los e ouvi-los, convertemse em uma ferramenta poderosa, que poderá auxiliar no fortalecimento da cultura de prevenção e comportamento seguro no local de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,40 MB (6.712.056 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio Supervisionado. Educação Profissional Tecnológica. Segurança no Trabalho. Saúde do Trabalhador | pt_BR |
Título: dc.title | A essencialidade da saúde e segurança dos estagiários: uma questão contextualizada na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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