Trigonometria e seu Ensino: Recortes históricos para sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jessie Heveny Saraiva-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-16T12:35:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-16T12:35:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
identificador: dc.identifier.otherTrigonometria e seu Ensino: Recortes históricos para sala de aula - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742218-
Resumo: dc.description.abstractA partir da conclusão do texto dissertativo intitulado: “TRIGONOMETRIA E SEU ENSINO: RECORTES HISTÓRICOS PARA SALA DE AULA1 ”, tendo como objetivo oferecer uma ferramenta didática no ensino de matemática, foi elaborado este Produto Educacional no qual aborda tópicos da História da Trigonometria para serem usados durante o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Embora a Matemática seja considerada como uma das disciplinas mais importantes da educação básica, em qualquer sociedade, o seu ensino deve ser muito delicado para que não se torne rapidamente abstrata para a maioria das crianças, fazendo-o perder rapidamente significado, sabor e sem contato cultural (história da sociedade) pelas crianças conhecidas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o entendimento matemático é imprescindível para todos os alunos da Educação Básica, devido sua grande aplicação na sociedade moderna e pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, a BNCC (2017) destaca que apesar de a Matemática ser uma ciência hipotético-dedutiva – pois suas demonstrações se apoiam sobre um sistema de axiomas e postulados – é importante considerar o seu papel de investigação de fatos das experimentações no processo de aprendizagem da Matemática. Muitos são os estudos que apontam a importância da História da Matemática para o processo de ensino, como o de Oliveira (2010) no qual diz que esse recurso metodológico na formação do aluno, pode contribuir para o seu maior conhecimento matemático e amenizar as dúvidas e as dificuldades que apresentam em sala de aula. Nesse sentido, a História da Matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode possibilitar uma nova forma de ver e entender a matemática como uma ciência mais atrativa, mais interdisciplinar e mais criativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2116pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Título: dc.titleTrigonometria e seu Ensino: Recortes históricos para sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais