Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Jessie Heveny Saraiva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-16T12:35:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-16T12:35:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trigonometria e seu Ensino: Recortes históricos para sala de aula - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742218 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da conclusão do texto dissertativo intitulado: “TRIGONOMETRIA E SEU ENSINO: RECORTES HISTÓRICOS PARA SALA DE AULA1 ”, tendo como objetivo oferecer uma ferramenta didática no ensino de matemática, foi elaborado este Produto Educacional no qual aborda tópicos da História da Trigonometria para serem usados durante o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Embora a Matemática seja considerada como uma das disciplinas mais importantes da educação básica, em qualquer sociedade, o seu ensino deve ser muito delicado para que não se torne rapidamente abstrata para a maioria das crianças, fazendo-o perder rapidamente significado, sabor e sem contato cultural (história da sociedade) pelas crianças conhecidas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o entendimento matemático é imprescindível para todos os alunos da Educação Básica, devido sua grande aplicação na sociedade moderna e pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, a BNCC (2017) destaca que apesar de a Matemática ser uma ciência hipotético-dedutiva – pois suas demonstrações se apoiam sobre um sistema de axiomas e postulados – é importante considerar o seu papel de investigação de fatos das experimentações no processo de aprendizagem da Matemática. Muitos são os estudos que apontam a importância da História da Matemática para o processo de ensino, como o de Oliveira (2010) no qual diz que esse recurso metodológico na formação do aluno, pode contribuir para o seu maior conhecimento matemático e amenizar as dúvidas e as dificuldades que apresentam em sala de aula. Nesse sentido, a História da Matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode possibilitar uma nova forma de ver e entender a matemática como uma ciência mais atrativa, mais interdisciplinar e mais criativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2116 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Trigonometria e seu Ensino: Recortes históricos para sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JESSIE HEVENY SARAIVA LIMA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742218/1/JESSIE HEVENY SARAIVA LIMA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: