ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Natali de Jesus Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-16T12:41:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-16T12:41:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
identificador: dc.identifier.otherAdição e subtração de frações por atividades experimentais: sequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742202-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e, tem como objetivo, ajudar os professores de matemática no ensino de adição e subtração de frações e os estudantes no que diz respeito a aprendizagem. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática sobre adição e subtração de frações ao 6º ano do Ensino Fundamental conforme as orientações da metodologia de ensino: Ensino por Atividade. A construção da referida Sequência Didática teve como aporte metodológico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e as Tendências da Educação Matemática: Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas, ambas baseadas nos trabalhos de Sá. Raymond Duval defende que uma abordagem cognitiva elaborada a partir das representações semióticas possibilita perceber as dificuldades dos alunos em relação a compreensão da Matemática, bem como a origem dessas dificuldades. Pois, para ele, o aluno por meio do funcionamento cognitivo é capaz de compreender, efetuar e controlar os diferentes processos matemáticos que lhes são apresentados. Sá (2019; 2020) em seus escritos recomenda a elaboração de atividades de conceituação e redescoberta, assim como atividades de aprofundamento. Ele defende aulas organizadas em momentos específicos que levem o estudante desenvolver autonomia na aquisição do próprio conhecimento. A sequência Didática aqui apresentada é composta de quatro atividades acerca de adição e subtração de frações elaboradas segundo análise a priori de cada uma, ou seja, como se esperava que elas ocorressem durante o experimento, as previsões das observações, as ações no momento da aplicação e formas para contornar eventuais dificuldades. Portanto, o produto educacional ora apresentado, consiste em um material didático que já foi experimentado e validado com a apresentação de resultados positivos sobre o ensino aprendizagem das operações de adição e subtração de frações. Por isso acreditamos ser um produto educacional voltado para professores de matemática que atuam em escolas públicas e/ou particulares que almejam desenvolver um ensino pautado em metodologias diferenciadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2063pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais