Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Natali de Jesus Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria de Lourdes Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-16T12:41:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-16T12:41:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Adição e subtração de frações por atividades experimentais: sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742202 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e, tem como objetivo, ajudar os professores de matemática no ensino de adição e subtração de frações e os estudantes no que diz respeito a aprendizagem. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática sobre adição e subtração de frações ao 6º ano do Ensino Fundamental conforme as orientações da metodologia de ensino: Ensino por Atividade. A construção da referida Sequência Didática teve como aporte metodológico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e as Tendências da Educação Matemática: Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas, ambas baseadas nos trabalhos de Sá. Raymond Duval defende que uma abordagem cognitiva elaborada a partir das representações semióticas possibilita perceber as dificuldades dos alunos em relação a compreensão da Matemática, bem como a origem dessas dificuldades. Pois, para ele, o aluno por meio do funcionamento cognitivo é capaz de compreender, efetuar e controlar os diferentes processos matemáticos que lhes são apresentados. Sá (2019; 2020) em seus escritos recomenda a elaboração de atividades de conceituação e redescoberta, assim como atividades de aprofundamento. Ele defende aulas organizadas em momentos específicos que levem o estudante desenvolver autonomia na aquisição do próprio conhecimento. A sequência Didática aqui apresentada é composta de quatro atividades acerca de adição e subtração de frações elaboradas segundo análise a priori de cada uma, ou seja, como se esperava que elas ocorressem durante o experimento, as previsões das observações, as ações no momento da aplicação e formas para contornar eventuais dificuldades. Portanto, o produto educacional ora apresentado, consiste em um material didático que já foi experimentado e validado com a apresentação de resultados positivos sobre o ensino aprendizagem das operações de adição e subtração de frações. Por isso acreditamos ser um produto educacional voltado para professores de matemática que atuam em escolas públicas e/ou particulares que almejam desenvolver um ensino pautado em metodologias diferenciadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2063 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
NATALI DE JESUS FERREIRA DE MIRANDA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742202/1/NATALI DE JESUS FERREIRA DE MIRANDA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: