SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RAÍZES RACIONAIS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS: UM PRODUTO EDUCACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCabral, Natanael Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Lucas Benjamin Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-16T12:28:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-16T12:28:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
identificador: dc.identifier.otherSEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RAÍZES RACIONAIS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS- UM PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742201-
Resumo: dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem é um tema de discussão interruptas no campo educacional. Diversas e constante são as pesquisas que abordam em relação às ações de ensinar e aprender. A Matemática enquanto ciência de natureza abstrata configura-se como um saber de difícil aquisição por parte dos estudantes. Nessa missão, o professor deve estar qualificado no sentido de promover diferentes alternativas e na aplicação de variadas abordagens em sua prática docente. Caro, Professor. É com grande entusiasmo que apresentamos o material: Sequência didática para o ensino das raízes racionais de equações polinomiais – um produto educacional que tem como proposito contribuir com a potencialização do processo de ensino da matemática, em especifico das equações polinomiais. A sequência didática teve seus aportes estabelecidos à luz do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky (1999); a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau (2008) e os conceitos relacionados às Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC) de Cabral (2017). Dentre as características deste material, destacamos sua capacidade de promover: a interatividade uma vez que oferece uma série de ferramentas que promovem a interação direta entre alunos e conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico; flexibilidade pois é adaptável a realidade de professor e pode ser desenvolvido individual ou coletivamente (grupos pequenos); Intuitivo, pois aborda de linguagem acessível e busca promover reflexões por parte dos alunos e investigativo, no sentido de que o aluno passa a ser o ator principal da ação educativa e deve dar atenção a cada tópico trabalhado ao longo das atividades. Este produto educacional é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e se apresenta disponível para acesso e utilização por parte dos professores da Educação Básica. Bom uso!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1474pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolinômiospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleSEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RAÍZES RACIONAIS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS: UM PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais