Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Química - Universidade Estadual Paulista - UNESP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bottan, Marcos Vinícius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Fabíola Manhas Verbi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-08T12:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-08T12:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCOS VINÍCIUS BOTTAN | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742071 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar as implicações da implementação de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) sobre funções orgânicas e solubilidade de vitaminas na aprendizagem de estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A pesquisa, do tipo qualitativa e de caráter intervencionista, teve o enfoque CTS como princípio de design epistemológico e didático, e a alfabetização científica e o pensamento crítico como princípios de design auxiliares, e foi inspirada nos pressupostos da Design-Based Research (DBR). A coleta de dados foi realizada durante os momentos de implementação da SEA, por meio de registros escritos e audiovisuais. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir das técnicas de Análise Textual Discursiva (ATD), cujo percurso envolveu a desmontagem dos corpus em unidades empíricas, as quais foram agrupadas em categorias iniciais por critério de semelhança. Em um processo imersivo, recursivo e interpretativo que buscou a compreensão dos fenômenos, emergiram categorias finais que demonstraram a necessidade de problematizar os hábitos de consumo de alimentos por adolescentes em idade escolar, a alimentação saudável, o trabalho com rótulos de alimentos em sala de aula, a tecnologia do enriquecimento de alimentos com vitaminas, as funções orgânicas, as interações intermoleculares e a solubilidade de vitaminas. Com a realização desta pesquisa, foi possível observar os impactos da pandemia da Covid-19 na aprendizagem dos estudantes, e a necessidade do desenvolvimento de atividades que possam contribuir para a recomposição de aprendizagens. O planejamento didático da SEA com enfoque CTS apresenta potencial para problematizar a realidade dos estudantes com vistas à promoção da alfabetização científica e ao desenvolvimento do pensamento crítico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abordagem CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | funções orgânicas. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | solubilidade de vitaminas | pt_BR |
Título: dc.title | Implementação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) sobre funções orgânicas e solubilidade de vitaminas a partir da temática dos alimentos enriquecidos/fortificados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons