Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Marcone Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-02-07T15:52:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-02-07T15:52:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Marcone Rodrigues de Souza_intervenção pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este TCC descreve uma intervenção pedagógica realizada na EREM Professor Cândido Duarte, localizada na Zona Norte da cidade de Recife, com o objetivo de apresentar aos alunos os principais indicadores sociais da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, utilizando o Microsoft Excel. A utilização das planilhas eletrônicas visou estimular o interesse dos jovens em adquirir noções básicas de operação desse software, bem como motivá-los a refletir sobre questões sociológicas presentes nos indicadores sociais da PeNSE. A discussão sobre indicadores sociais é relevante para o desenvolvimento da imaginação sociológica dos alunos e para a conscientização sobre sua própria saúde, por meio da análise dos resultados da pesquisa. Logo, a junção de conhecimento técnico em Excel e informações científicas de indicadores sociais sobre a saúde dos jovens e adolescentes, amplia a visão de mundo deles para um patamar que os nivela a um contexto naturalmente científico e em particular sociológico. Para atingir esse objetivo, foi criada uma disciplina eletiva intitulada "Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel". A abordagem adotada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, pois além de interpretar os dados numéricos da pesquisa aplicada aos alunos da disciplina eletiva, também foram analisadas a interação e a participação dos estudantes no projeto, por meio da produção de textos sobre nove temas selecionados da PeNSE. Ao final da disciplina, foi realizado um grupo focal que reforçou os objetivos da pesquisa. Além disso, este trabalho destaca a promoção de um fazer pedagógico baseado em pesquisas. Os resultados obtidos confirmam que essa estratégia de ensino estimula a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando uma mentalidade questionadora e inovadora. Essa abordagem, diferenciada do modelo tradicional, torna as aulas mais atrativas e capacita os alunos a compreenderem o sentido cultural das Ciências Sociais, permitindo-lhes interferir de forma autônoma em seus espaços de convivência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.9KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PeNSE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Microsoft Excel; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PeNSE ATRAVÉS DO MICROSOFT EXCEL: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Marcone final (5).pdf | 4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/742057/2/TCC Marcone final (5).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons