SOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PeNSE ATRAVÉS DO MICROSOFT EXCEL: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcone Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-07T15:52:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-07T15:52:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Marcone Rodrigues de Souza_intervenção pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742057-
Resumo: dc.description.abstractEste TCC descreve uma intervenção pedagógica realizada na EREM Professor Cândido Duarte, localizada na Zona Norte da cidade de Recife, com o objetivo de apresentar aos alunos os principais indicadores sociais da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019, utilizando o Microsoft Excel. A utilização das planilhas eletrônicas visou estimular o interesse dos jovens em adquirir noções básicas de operação desse software, bem como motivá-los a refletir sobre questões sociológicas presentes nos indicadores sociais da PeNSE. A discussão sobre indicadores sociais é relevante para o desenvolvimento da imaginação sociológica dos alunos e para a conscientização sobre sua própria saúde, por meio da análise dos resultados da pesquisa. Logo, a junção de conhecimento técnico em Excel e informações científicas de indicadores sociais sobre a saúde dos jovens e adolescentes, amplia a visão de mundo deles para um patamar que os nivela a um contexto naturalmente científico e em particular sociológico. Para atingir esse objetivo, foi criada uma disciplina eletiva intitulada "Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel". A abordagem adotada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, pois além de interpretar os dados numéricos da pesquisa aplicada aos alunos da disciplina eletiva, também foram analisadas a interação e a participação dos estudantes no projeto, por meio da produção de textos sobre nove temas selecionados da PeNSE. Ao final da disciplina, foi realizado um grupo focal que reforçou os objetivos da pesquisa. Além disso, este trabalho destaca a promoção de um fazer pedagógico baseado em pesquisas. Os resultados obtidos confirmam que essa estratégia de ensino estimula a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando uma mentalidade questionadora e inovadora. Essa abordagem, diferenciada do modelo tradicional, torna as aulas mais atrativas e capacita os alunos a compreenderem o sentido cultural das Ciências Sociais, permitindo-lhes interferir de forma autônoma em seus espaços de convivência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.9KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeNSEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicrosoft Excel;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PeNSE ATRAVÉS DO MICROSOFT EXCEL: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons