Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ingrid Fabiana de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Sônia Pinto de Albuquerque Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-30T19:17:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-30T19:17:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado_Ingrid Fabiana | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Podcast Odara_Ingrid Fabiana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741830 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda a implementação da Lei n.º 10.639/2003 no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância. O estudo tem como objetivo principal analisar como essa lei é aplicada no ensino de História para alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações, ingressantes em 2021.1, visando desconstruir preconceitos contra a cultura afro-brasileira. Para tanto, busca-se: mapear eventos históricos e atuais relevantes para a criação e aplicação da Lei n.º 10.639/2003; identificar fatores que facilitam ou dificultam a aplicação da lei; realizar pesquisa bibliográfica sobre a aplicação da lei na Instituição, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o estudo envolve a realização de ações voltadas para os estudantes negros do Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância, incluindo a criação de um podcast informativo chamado Odara, que visa fortalecer a identidade afrodescendente. Para tal, foram adotadas metodologias qualitativas e colaborativas, incluindo pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionário aos estudantes ingressantes em 2021.1 dos cursos de Eletrotécnica e Edificações. O trabalho baseia-se em teorias de educação, cultura africana e afro-brasileira, questões raciais e identitárias, com referências a pesquisadores como Antônio Flávio Moreira; bell hooks, Paulo Freire; Vera Maria Candau; Fernanda Lícia de Santana Barros e Kabengele Munanga, dentre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca contribuir para uma educação mais inclusiva e promover o respeito à diversidade, especificamente à cultura afro-brasileira, na busca por uma sociedade mais equânime. O podcast Odara foi desenvolvido em colaboração dos estudantes da amostragem dos ingressantes em 2021.1 dos cursos supracitados, abordando temas de história e cultura afro-brasileira no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11401KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Intercultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) | pt_BR |
Título: dc.title | INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS ESTÂNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons