INTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS ESTÂNCIA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ingrid Fabiana de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Sônia Pinto de Albuquerque Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-30T19:17:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-30T19:17:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado_Ingrid Fabianapt_BR
identificador: dc.identifier.otherPodcast Odara_Ingrid Fabianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741830-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a implementação da Lei n.º 10.639/2003 no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância. O estudo tem como objetivo principal analisar como essa lei é aplicada no ensino de História para alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações, ingressantes em 2021.1, visando desconstruir preconceitos contra a cultura afro-brasileira. Para tanto, busca-se: mapear eventos históricos e atuais relevantes para a criação e aplicação da Lei n.º 10.639/2003; identificar fatores que facilitam ou dificultam a aplicação da lei; realizar pesquisa bibliográfica sobre a aplicação da lei na Instituição, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o estudo envolve a realização de ações voltadas para os estudantes negros do Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância, incluindo a criação de um podcast informativo chamado Odara, que visa fortalecer a identidade afrodescendente. Para tal, foram adotadas metodologias qualitativas e colaborativas, incluindo pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionário aos estudantes ingressantes em 2021.1 dos cursos de Eletrotécnica e Edificações. O trabalho baseia-se em teorias de educação, cultura africana e afro-brasileira, questões raciais e identitárias, com referências a pesquisadores como Antônio Flávio Moreira; bell hooks, Paulo Freire; Vera Maria Candau; Fernanda Lícia de Santana Barros e Kabengele Munanga, dentre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca contribuir para uma educação mais inclusiva e promover o respeito à diversidade, especificamente à cultura afro-brasileira, na busca por uma sociedade mais equânime. O podcast Odara foi desenvolvido em colaboração dos estudantes da amostragem dos ingressantes em 2021.1 dos cursos supracitados, abordando temas de história e cultura afro-brasileira no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11401KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissional e Tecnológico (EPT)pt_BR
Título: dc.titleINTERCULTURALIDADE, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS ESTÂNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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