A educação de jovens e adultos e a ciência cidadã: um estudo de caso no IFS

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Joelma Campos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, José Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-23T20:06:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-23T20:06:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
identificador: dc.identifier.otherA educação de jovens e adultos e a ciência cidadã: um estudo de caso no IFS - CAMPUS ARACAJUpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741654-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é analisar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino - aprendizagem na disciplina de matemática nas turmas de 2º e 3º anos do Proeja durante a realização do Curso Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Civil, na forma Integrada, do IFS campus Aracaju. Como objetivos específicos, foram delineados: compreender a percepção dos discentes do Proeja com relação ao processo de ensino - aprendizagem na disciplina de matemática; avaliar como as dificuldades na prática pedagógica do(s) docente(s) da disciplina de matemática do Proeja podem interferir na aprendizagem do aluno; identificar, na disciplina de matemática, qual o conteúdo programático que os alunos do Proeja apresentam dificuldades de aprendizagem; elaborar um Produto Educacional (PE) na disciplina de matemática, no formato de podcast, envolto da ciência cidadã, sob a perspectiva dos sujeitos da pesquisa, constituído de relatos da história de vida e experiência profissional com o Proeja. Para atender aos objetivos, trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo um caráter descritivo e exploratório, por intermédio de técnica de entrevista semiestruturada. Quanto ao procedimento, é um estudo de caso que recorreu à pesquisa documental e bibliográfica, buscando analisar os processos e aspectos que envolvem o tema e os sujeitos da pesquisa (discentes e docentes) por meio dos dados que foram coletados. Após a coleta, os dados foram submetidos à análise do discurso proposto por Michelat (2022).As principais referências teóricas que respaldam este estudo são: Paulo Freire (1975), Libâneo (1994), Vigostky (1991), Scoz (1994), Lakatos (2007), Gil (2017), Charlot (2014), Saviani (2007), Cunha (1997), Ciavatta (2014), Pinheiro (1997) entre outros. Cabe destacar que a ciência cidadã é um processo que envolve o público na coleta de informações científicas e se constitui como um movimento que defende a prática da ciência mais colaborativa. Na análise dos dados, o resultado obtido por meio do discurso mostrou que os alunos têm dificuldades para aprender matemática, sendo um dos motivos a grande quantidade de cálculos. No entanto, os docentes não informaram ter dificuldades em ministrar aulas no curso do Proeja. Por fim, verificou-se que o problema de pesquisa foi respondido, assim como os objetivos foram alcançados, por intermédio do podcast e das entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Considerando os dados do PROEJA no IFS, percebe-se uma variação considerável no número de ingressantes e concluintes ao longo dos anos. Os anos de 2009, 2010 e 2016 registraram um maior número de ingressantes, mas nem sempre isso se traduziu em um aumento proporcional de concluintes. No total, dos 439 ingressantes, apenas 84 concluíram o curso até o momento. Como recomendação, os gestores do IFS devem reavaliar a permanência da EJA/EPT na instituição, visto que é relevante para a sociedade sergipana, a fim de atender ao decreto 5.478/2005, que instituiu o PROEJA, no âmbito restrito das instituições federais vinculadas à educação profissional. Sugerimos a criação de novos podcasts para trabalhar com diversos conteúdos que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência Cidadãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino- Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA educação de jovens e adultos e a ciência cidadã: um estudo de caso no IFSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
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