
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Joelma Campos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, José Franco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-23T20:06:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-23T20:06:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A educação de jovens e adultos e a ciência cidadã: um estudo de caso no IFS - CAMPUS ARACAJU | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741654 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral deste estudo é analisar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino - aprendizagem na disciplina de matemática nas turmas de 2º e 3º anos do Proeja durante a realização do Curso Técnico de Nível Médio em Desenho de Construção Civil, na forma Integrada, do IFS campus Aracaju. Como objetivos específicos, foram delineados: compreender a percepção dos discentes do Proeja com relação ao processo de ensino - aprendizagem na disciplina de matemática; avaliar como as dificuldades na prática pedagógica do(s) docente(s) da disciplina de matemática do Proeja podem interferir na aprendizagem do aluno; identificar, na disciplina de matemática, qual o conteúdo programático que os alunos do Proeja apresentam dificuldades de aprendizagem; elaborar um Produto Educacional (PE) na disciplina de matemática, no formato de podcast, envolto da ciência cidadã, sob a perspectiva dos sujeitos da pesquisa, constituído de relatos da história de vida e experiência profissional com o Proeja. Para atender aos objetivos, trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo um caráter descritivo e exploratório, por intermédio de técnica de entrevista semiestruturada. Quanto ao procedimento, é um estudo de caso que recorreu à pesquisa documental e bibliográfica, buscando analisar os processos e aspectos que envolvem o tema e os sujeitos da pesquisa (discentes e docentes) por meio dos dados que foram coletados. Após a coleta, os dados foram submetidos à análise do discurso proposto por Michelat (2022).As principais referências teóricas que respaldam este estudo são: Paulo Freire (1975), Libâneo (1994), Vigostky (1991), Scoz (1994), Lakatos (2007), Gil (2017), Charlot (2014), Saviani (2007), Cunha (1997), Ciavatta (2014), Pinheiro (1997) entre outros. Cabe destacar que a ciência cidadã é um processo que envolve o público na coleta de informações científicas e se constitui como um movimento que defende a prática da ciência mais colaborativa. Na análise dos dados, o resultado obtido por meio do discurso mostrou que os alunos têm dificuldades para aprender matemática, sendo um dos motivos a grande quantidade de cálculos. No entanto, os docentes não informaram ter dificuldades em ministrar aulas no curso do Proeja. Por fim, verificou-se que o problema de pesquisa foi respondido, assim como os objetivos foram alcançados, por intermédio do podcast e das entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos da pesquisa. Considerando os dados do PROEJA no IFS, percebe-se uma variação considerável no número de ingressantes e concluintes ao longo dos anos. Os anos de 2009, 2010 e 2016 registraram um maior número de ingressantes, mas nem sempre isso se traduziu em um aumento proporcional de concluintes. No total, dos 439 ingressantes, apenas 84 concluíram o curso até o momento. Como recomendação, os gestores do IFS devem reavaliar a permanência da EJA/EPT na instituição, visto que é relevante para a sociedade sergipana, a fim de atender ao decreto 5.478/2005, que instituiu o PROEJA, no âmbito restrito das instituições federais vinculadas à educação profissional. Sugerimos a criação de novos podcasts para trabalhar com diversos conteúdos que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,27 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência Cidadã | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino- Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | A educação de jovens e adultos e a ciência cidadã: um estudo de caso no IFS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons