O ensino de história e da cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais: um estudo na educação de jovens e adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorResende, Maria Joana Costa Muniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-23T19:24:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-23T19:24:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-17-
identificador: dc.identifier.otherEnsinoDeHistoria.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741653-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo produzir uma proposta de ensino, que tem como temática a História da África e cultura afro-brasileira na perspectiva das relações étnico-raciais, que possa contribuir na formação cidadã antirracista de estudantes jovens e adultos do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) - Uberlândia/MG e outras instituições de ensino que atuam com essa modalidade. Para cumprir esse objetivo procedemos ao estudo e análise documental sobre o ensino de história e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e, em particular, em Minas Gerais. Estão incluídas nessa lista para análise as leis antirracistas, em especial a Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade da temática “História da África e cultura afro-brasileira e indígena” na rede oficial de ensino. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando questionários via web, através do Google forms, com os estudantes do ensino médio da instituição de ensino CESEC/Uberlândia-MG. Os questionários abordaram aspectos como gênero, estado civil, trabalho, autodeclaração de cor/raça e o conhecimento que os estudantes já têm sobre África e cultura afro-brasileira. Essa perspectiva metodológica nos ajudou a responder às perguntas sobre o que é o CESEC e quem são os sujeitos que dele fazem parte, além de nos fornecer pistas de como poderíamos superar as limitações estruturais da escola, possibilitando o desenvolvimento de uma proposta de ensino de História que abordasse questões relacionadas à história da África e cultura afro-brasileira, inspirada nos estudos decoloniais, valorizando os estudantes e seus conhecimentos prévios e que assim contribuísse para reestruturar, de forma positiva, as relações entre pessoas de diferentes pertencimentos étnico-racial. A proposta de ensino elaborada intitulada “Por uma educação antirracista: um estudo sobre a História da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais”, teve o formato de um curso digital disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem para que o estudante possa acessá-lo de qualquer dispositivo conectado à internet e possa interagir com o conhecimento ali disponibilizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania - Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Título: dc.titleO ensino de história e da cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais: um estudo na educação de jovens e adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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