Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Marcos Raimundo Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:20:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-23T19:20:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | BeatsProfundosCanção.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741635 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo visa apresentar uma proposta metodológica de emprego das canções populares e periféricas dos anos 1990 para o estudo dos impactos das políticas neoliberais no cotidiano e na vida social dos jovens das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, nas aulas de História. Nesse sentido, este projeto dialoga com a concepção do uso de fontes históricas no ensino de História, para aperfeiçoamento de competências relativas ao funcionamento da consciência histórica. É também objetivo de nossa metodologia incentivar o estímulo da aprendizagem histórica através da produção de narrativas que tenham como base a leitura e audição do documento musical e outras fontes, como jornais e textos acadêmicos. Por isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico das discussões teórico-metodológicas que abordam a utilização da linguagem musical como fonte para a produção do conhecimento histórico no contexto acadêmico e escolar. Nesse itinerário, destacamos os procedimentos desenvolvidos pelo historiador durante a investigação e elaboração da consciência histórica a partir do documento canção. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,28MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Periferias - Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Beats profundos: canção, ensino e aprendizagem histórica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BeatsProfundosCanção.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741635/2/BeatsProfundosCanção.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons