TRIGONOMETRIA E SEU ENSINO RECORTES HISTÓRICOS PARA SALA DE AULA - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, JESSIE HEVENY SARAIVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-17T23:09:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-17T23:09:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
identificador: dc.identifier.otherTRIGONOMETRIA E SEU ENSINO RECORTES HISTÓRICOS PARA SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741429-
Resumo: dc.description.abstractA História da Matemática é apontada por literaturas e documentos oficiais como um recurso didático eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem do aluno, porém, apesar da eficiência que ela pode proporcionar, existe uma escassez de referenciais teóricos que fazem uso da História da Matemática, o que me induziu ao interesse por esse estudo, mais especificamente para o ensino de trigonometria, fato que me levou à seguinte questão de pesquisa: “Que recortes históricos podem ser realizados a partir de uma história da trigonometria de modo a integrar história e matemática num contexto didáticopedagógico para uso no processo de ensino na Educação Básica?”. Para responder a esse questionamento, objetivou-se elaborar textos com recortes da história da trigonometria, utilizando o diagrama metodológico proposto por Chaquiam (2017, 2020, 2022), de modo que possam ser utilizados como recurso didático durante o processo de ensino dos conteúdos envolvidos. Para tanto, este trabalho relata uma pesquisa do tipo bibliográfica que se insere na área de Educação Matemática, na linha de História da Matemática, no qual revisamos os estudos feitos por Costa (2003), Chaquiam (2017, 2020, 2022) Gomes (2009), Mendes (1997), Miguel (1993), Oliveira (2009), Prado (1990), Viana e Silva (2007) e entre outros estudos que apontam sobre a História da Matemática e advertem a importância do uso desse recurso didático no ensino da trigonometria. Além disso, foi aplicado um questionário via Google Forms para professores de diferentes redes de ensino com o intuito de fazer um levantamento diagnóstico do processo de ensino do conteúdo de trigonometria. E outro questionário, também via Google Forms, foi aplicado com o intuito de analisar o texto histórico, seus recortes e as suas respectivas atividades propostas. Diante desse contexto, a partir das literaturas, observou-se que a História da Matemática tem sido vista como relevante para o processo de ensino e aprendizagem e que pode ser considerada como um recurso para o ensino, capaz de incentivar os alunos durante as aulas de matemática. Além disso, a partir dos resultados dos questionários, percebemse algumas dificuldades obtidas pelos professores durante o processo de ensino dos conteúdos trigonométricos e a necessidade de recursos didáticos inovadores que possam melhorar esse ensino, o que permite concluir que a História da Matemática no ensino de matemática, em particular na trigonometria, pode ser eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados dessa pesquisa geraram o produto educacional intitulado: “Ensino de trigonometria por meio de recortes históricos1 ”, disponível no link indicado no rodapépt_BR
Tamanho: dc.format.extent2797pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória no Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleTRIGONOMETRIA E SEU ENSINO RECORTES HISTÓRICOS PARA SALA DE AULA - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais