Instrumento de Avaliação: Comunicação Aumentativa e Alternativa para a inclusão na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, ISIS OLIVEIRA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMelques, Paula Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-15T13:33:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-15T13:33:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.othersousa_io_me_prudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741403-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado profissional em Educação Inclusiva, em Rede Nacional (PROFEI) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), atendendo à linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. As crianças com deficiência e Necessidades Complexas de Comunicação são sujeitos que enfrentam restrições na comunicação oral e, consequentemente, têm prejuízos na participação em diferentes contextos sociais. O trabalho no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se em potente tempo e espaço para oferecer às crianças vivências que lhes possibilitem o desenvolvimento integral. Entendeu-se que, após o seio familiar, a escola é o primeiro espaço social significativo para o desenvolvimento pelo qual passamos. Dessa forma, ambiente favorável para a inserção da Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia Assistiva. Vale esclarecer que a Comunicação Aumentativa e Alternativa consiste em uma gama de recursos, técnicas, estratégias e sistema de pictogramas que visam dar suporte de comunicação para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação aumentando ou desenvolvendo a sua linguagem expressiva e receptiva. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como avaliar crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação a partir da Matriz de Comunicação, resultando no planejamento para inserção da Comunicação Aumentativa e Alternativa, especificamente do sistema de pictogramas. Consiste em uma pesquisa fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski, de natureza qualitativa. Os materiais e instrumentos da pesquisa envolveram leitura sistemática dos documentos, aplicação de questionário, observação das crianças e registros em diário de campo da pesquisa, aplicação e análise do instrumento de avaliação Matriz de Comunicação. Os dados levantados nesta pesquisa demonstram que a Matriz de Comunicação é um instrumento de avaliação importante, permitindo nortear as ações do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Recursos Multifuncionais, favorecendo o processo inclusivo das crianças com deficiência e Necessidades Complexas de Comunicação. Diante dos resultados obtidos, foi possível validar a efetivação da Matriz de Comunicação, resultando em algumas adequações e organização em planilhas de Excel, viabilizando seu uso em Sala de Recursos Multifuncionais, o que permite ao PúblicoAlvo da Educação Especial realizar avaliação mais assertiva quanto às habilidades comunicativas das crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades Complexas de Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleInstrumento de Avaliação: Comunicação Aumentativa e Alternativa para a inclusão na Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
sousa_io_me_prud.pdfhttp://hdl.handle.net/11449/2385412,26 MBAdobe PDF/bitstream/capes/741403/2/sousa_io_me_prud.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons