Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, ISIS OLIVEIRA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melques, Paula Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-15T13:33:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-15T13:33:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | sousa_io_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado profissional em Educação Inclusiva, em Rede Nacional (PROFEI) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), atendendo à linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. As crianças com deficiência e Necessidades Complexas de Comunicação são sujeitos que enfrentam restrições na comunicação oral e, consequentemente, têm prejuízos na participação em diferentes contextos sociais. O trabalho no Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se em potente tempo e espaço para oferecer às crianças vivências que lhes possibilitem o desenvolvimento integral. Entendeu-se que, após o seio familiar, a escola é o primeiro espaço social significativo para o desenvolvimento pelo qual passamos. Dessa forma, ambiente favorável para a inserção da Comunicação Aumentativa e Alternativa, subárea da Tecnologia Assistiva. Vale esclarecer que a Comunicação Aumentativa e Alternativa consiste em uma gama de recursos, técnicas, estratégias e sistema de pictogramas que visam dar suporte de comunicação para pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação aumentando ou desenvolvendo a sua linguagem expressiva e receptiva. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como avaliar crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação a partir da Matriz de Comunicação, resultando no planejamento para inserção da Comunicação Aumentativa e Alternativa, especificamente do sistema de pictogramas. Consiste em uma pesquisa fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski, de natureza qualitativa. Os materiais e instrumentos da pesquisa envolveram leitura sistemática dos documentos, aplicação de questionário, observação das crianças e registros em diário de campo da pesquisa, aplicação e análise do instrumento de avaliação Matriz de Comunicação. Os dados levantados nesta pesquisa demonstram que a Matriz de Comunicação é um instrumento de avaliação importante, permitindo nortear as ações do Público-Alvo da Educação Especial na Sala de Recursos Multifuncionais, favorecendo o processo inclusivo das crianças com deficiência e Necessidades Complexas de Comunicação. Diante dos resultados obtidos, foi possível validar a efetivação da Matriz de Comunicação, resultando em algumas adequações e organização em planilhas de Excel, viabilizando seu uso em Sala de Recursos Multifuncionais, o que permite ao PúblicoAlvo da Educação Especial realizar avaliação mais assertiva quanto às habilidades comunicativas das crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades Complexas de Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Instrumento de Avaliação: Comunicação Aumentativa e Alternativa para a inclusão na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sousa_io_me_prud.pdf | http://hdl.handle.net/11449/238541 | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741403/2/sousa_io_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons