A Abordagem da EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA nos Cursos de PEDAGOGIA: Realidade das Instituições Públicas Goianas

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMATOS, Carmem Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-16T13:22:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-16T13:22:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-01-
identificador: dc.identifier.otherA abordagem da Educação Profissional e Tecnológica nos cursos de Pedagogia: realidade das instituições públicas goianaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741393-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos o Brasil tem vivenciado uma proposta de oferta integrada do Ensino Regular com a Educação Profissional e Tecnológica. Essa proposta de integração contempla também o processo de formação docente, no sentido de que os cursos de licenciaturas devem preparar os futuros professores para atuação nas duas modalidades de ensino. Sobre isso, há diversas previsões legislativas tratando do tema, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. A Pedagogia se insere nesse contexto, de maneira que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia também reforçam a necessidade de capacitar esses profissionais para atuarem na Educação Profissional e Tecnológica. Dessa forma, espera-se que os concluintes do curso estejam aptos a atuarem tanto no Ensino Regular quanto na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, este livro, da linha de pesquisa de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo tema é “a abordagem da Educação Profissional e Tecnológica na formação de pedagogos nas Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás”, se propôs a investigar como se dá a abordagem do tema da Educação Profissional e Tecnológica no âmbito dos cursos de Pedagogia das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás. O objetivo principal do trabalho foi analisar a abordagem da Educação Profissional e Tecnológica na formação docente nos cursos de Pedagogia em Instituições Públicas de Ensino Superior Goiás. A fundamentação teórica está alicerçada em diversos autores, com destaque especial para Machado (2008) e Moura (2015). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica nos projetos pedagógicos dos cursos, acompanhada da aplicação de um questionário sobre o tema a algumas coordenações de curso. É uma pesquisa exploratória descritiva e explicativa, de naturezas quantitativa e qualitativa. A conclusão a que chegamos é que a temática da Educação Profissional e Tecnológica nos cursos de Pedagogia pesquisados é bastante deficitária, carente, portanto, de avanços e melhorias – exemplo disso é o fato da pesquisa ter revelado que apenas dois terços dos cursos pesquisados habilitam seus egressos para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, sendo que, desses, apenas um quarto contempla disciplina ou bibliografia referente à Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleA Abordagem da EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA nos Cursos de PEDAGOGIA: Realidade das Instituições Públicas Goianaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
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