Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, LUCAS BENJAMIN BARBOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-12T15:03:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-12T15:03:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Raízes racionais de equações polinomiais: uma abordagem de ensino a partir de sequência didática a luz das UARCs | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741282 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho buscamos responder a seguinte questão: em que aspectos uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC) potencializa o processo de ensino e aprendizagem do teorema das raízes racionais de equações polinomiais? Deste modo nossa pesquisa teve por objetivo estudar as potencialidades de uma sequência didática elaborada nesse constructo para o ensino deste teorema. Para isso, elencamos como aportes teóricos a teoria sociocultural da aprendizagem de Vygotsky (1984); a teoria das situações didáticas de Brousseau (1978) e os pressupostos da sequência didática centrado em Zabala (1999) com enfoque na UARC de Cabral (2017). A fim investigar este objeto matemático no processo de ensino e aprendizagem realizamos estudos preliminares composto de fundamentação matemática; consulta dos documentos oficiais; revisão de estudos; análise de livros didáticos; considerações de alunos e professores. A partir disto foi elaborada uma sequência didática segundo o modelo estruturante das UARC para o ensino das raízes racionais de equações polinomiais para ser aplicada com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Todavia decorrente dos eventos da pandemia do Covid-19, houve o redirecionamento da pesquisa para o processo de validação da proposta metodológica a partir da contribuição de professores. Os resultados obtidos a partir da consulta dos professores permitiram estabelecer a validação da sequência didática bem como foi possível destacar as suas potencialidades no ensino deste objeto matemático em sala de aula, por fim, foi possível elaborar um produto educacional para acesso e utilização por parte dos professores da Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2637 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equações Polinomiais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raízes Racionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Raízes Racionais de Equações Polinomiais: uma abordagem didática à luz da UARC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCAS BENJAMIN BARBOSA SOUZA - Dissertação.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741282/1/LUCAS BENJAMIN BARBOSA SOUZA - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: