Raízes Racionais de Equações Polinomiais: uma abordagem didática à luz da UARC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, LUCAS BENJAMIN BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-12T15:03:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-12T15:03:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-12-
identificador: dc.identifier.otherRaízes racionais de equações polinomiais: uma abordagem de ensino a partir de sequência didática a luz das UARCspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741282-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho buscamos responder a seguinte questão: em que aspectos uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC) potencializa o processo de ensino e aprendizagem do teorema das raízes racionais de equações polinomiais? Deste modo nossa pesquisa teve por objetivo estudar as potencialidades de uma sequência didática elaborada nesse constructo para o ensino deste teorema. Para isso, elencamos como aportes teóricos a teoria sociocultural da aprendizagem de Vygotsky (1984); a teoria das situações didáticas de Brousseau (1978) e os pressupostos da sequência didática centrado em Zabala (1999) com enfoque na UARC de Cabral (2017). A fim investigar este objeto matemático no processo de ensino e aprendizagem realizamos estudos preliminares composto de fundamentação matemática; consulta dos documentos oficiais; revisão de estudos; análise de livros didáticos; considerações de alunos e professores. A partir disto foi elaborada uma sequência didática segundo o modelo estruturante das UARC para o ensino das raízes racionais de equações polinomiais para ser aplicada com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Todavia decorrente dos eventos da pandemia do Covid-19, houve o redirecionamento da pesquisa para o processo de validação da proposta metodológica a partir da contribuição de professores. Os resultados obtidos a partir da consulta dos professores permitiram estabelecer a validação da sequência didática bem como foi possível destacar as suas potencialidades no ensino deste objeto matemático em sala de aula, por fim, foi possível elaborar um produto educacional para acesso e utilização por parte dos professores da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2637pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquações Polinomiaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaízes Racionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleRaízes Racionais de Equações Polinomiais: uma abordagem didática à luz da UARCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais