Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, José Vanucci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-11T10:47:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-11T10:47:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_jvevieira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741266 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investiga os efeitos das reformas educacionais no ensino de Filosofia no Brasil,especialmente no Novo Ensino Médio (NEM), através de uma abordagem que utiliza análise bibliográfica e o relato de experiência. Começando pela trajetória histórica do ensino de Filosofia, desde a colonização até o contexto atual. É verificado a instabilidade e a exclusão da Filosofia dos currículos ao longo da História brasileira, o que impactou negativamente a formação crítica e democrática do país. O estudo analisa os desafios enfrentados pelo ensino médio no Brasil, destacando a Reforma educacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei do Novo Ensino Médio. Ressalta-se a diluição da Filosofia em competências genéricas e a desvalorização da disciplina, reflexo de políticas neoliberais que priorizam a formação técnica e mercadológica em detrimento do pensamento crítico. O estudo destaca a resistência de estudantes, professores e comunidade filosófica frente a essas mudanças. Finaliza com o impacto da Reforma em que gerou incertezas quanto à posição e importância da Filosofia, ressaltando a necessidade de preservar sua relevância no cenário educacional brasileiro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 539 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reformas | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL: A REPERCUSSÃO DAS REFORMAS DA EDUCAÇÃO NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_jvevieira.pdf | 538,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741266/2/2024_dis_jvevieira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons