CADERNO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MOMENTOS DE REFLEXÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Sonia de Fátima Cristina Scheitel dos-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T12:30:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T12:30:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Soniapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740983-
Resumo: dc.description.abstractA temática explorada nesta pesquisa perpassa pelo ensino colaborativo visto as demandas compreendidas em dificuldades pedagógicas e metodológicas para trabalhar com os alunos que são públicos da Educação Inclusiva. O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições da filosofia do ensino colaborativo, como forma de apoio e formação continuada, no atendimento educacional especializado e nas salas regulares. A efetivação do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de abordagem qualitativa e aplicada. Para a aplicação e análise dos dados foram utilizados como instrumentos dois questionários, aplicados junto aos docentes do Município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Este trabalho está fundamentado, principalmente, nas considerações teóricas de Vigotsky e Gramsci e autores que abordam a temática do ensino colaborativo e da Educação Inclusiva, como: Vilaronga, Mendes, Casal, Fragoso, Braun, Marin, Melo Hostins, entre outros. Após análise preliminar dos dados, foi construída e implementada, em colaboração com profissionais da área da Educação Inclusiva, uma formação continuada abordando as seguintes temáticas: Histórico da Educação Especial; Estudos sobre o autismo infantil: Autismo na escola; Transtorno da Deficiência Intelectual: Contribuições da psicologia; TDAH: Contribuições psicopedagógicas; A deficiência auditiva e Ensino Colaborativo. Posterior à formação continuada, foi produzido um produto educacional, materializado em um caderno formativo: “Formação Continuada em Ensino Colaborativo”. A pesquisa possibilitou identificar a importância do uso da filosofia do ensino colaborativo, como uma alternativa prática no cotidiano escolar e ainda as dificuldades e necessidades relacionadas ao cotidiano escolar, sobretudo, ao trabalho com o público da educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleCADERNO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MOMENTOS DE REFLEXÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto educacional - Sonia.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/38022.38 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740983/2/Produto educacional - Sonia.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons