Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Flávia de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lucia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:04:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T13:04:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Flavia de Paula Vieira - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise da implementação das políticas educacionais no município de Ponta Grossa, PR. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva e integra a linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. As discussões a respeito dos princípios inclusivos têm se acentuado nas últimas décadas, bem como a luta pelo acesso à educação das pessoas com deficiência. Diante destas discussões presentes na sociedade brasileira e principalmente no âmbito da educação, buscou-se responder à seguinte questão: Como se deu a implementação dos princípios políticos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Ponta Grossa, PR? A opção pela pesquisa pelo viés histórico, parte do entendimento de que os movimentos da história e os múltiplos acontecimentos nos campos da economia, política e cultura do país, transformam a realidade da escola por meio dos sujeitos, do lugar e das políticas públicas educacionais impulsionadas pelos acontecimentos sociais. Assim, essa pesquisa, com uma abordagem histórica da educação inclusiva tem como objetivo geral: investigar a implementação dos princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Ponta Grossa, PR. Os objetivos específicos são: contextualizar a implementação de políticas educacionais voltadas para os princípios da educação inclusiva no Brasil, a partir da década de 1990; compreender o processo de associação das propostas das políticas educacionais inclusivas do município de Ponta Grossa, PR; analisar o processo de implementação dos princípios da educação inclusiva no município de Ponta Grossa/PR, compreendendo essa realização por meio da Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). O estudo parte do entendimento de que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, documental e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da pesquisa documental foram analisados documentos nacionais e municipais que tratam especificamente da educação especial ou da educação inclusiva. Os resultados apontam que os documentos legais evidenciam a organização da EE no município; b) os documentos tem vários objetivos em comum no tocante ao PAEE e a importância da família; c) há destaque para a EE em sua abordagem inclusiva, evidente no uso dos termos criança com deficiência; d) conforme os documentos, a EE iniciou sua implementação no ano de 1994, em consonância com a PNEEPEI (2015); e) em relação a organização e rede de apoio destaca-se a parceria entre a SME e as redes especializadas; e por fim, em relação à finalidade da educação especial, alinhado ao paradigma inclusivo sabe-se que somente a formulação de uma legislação não garante a sua aplicabilidade, mas precisa ser colocada em prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 823 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Título: dc.title | As politicas educacionais voltadas à Educação Especial no municipio de Ponta Grossa, PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Flavia de Paula Vieira - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3944 | 823,91 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740936/2/Flavia de Paula Vieira - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons