As politicas educacionais voltadas à Educação Especial no municipio de Ponta Grossa, PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Flávia de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lucia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T13:04:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T13:04:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-22-
identificador: dc.identifier.otherFlavia de Paula Vieira - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740936-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a análise da implementação das políticas educacionais no município de Ponta Grossa, PR. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva e integra a linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. As discussões a respeito dos princípios inclusivos têm se acentuado nas últimas décadas, bem como a luta pelo acesso à educação das pessoas com deficiência. Diante destas discussões presentes na sociedade brasileira e principalmente no âmbito da educação, buscou-se responder à seguinte questão: Como se deu a implementação dos princípios políticos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Ponta Grossa, PR? A opção pela pesquisa pelo viés histórico, parte do entendimento de que os movimentos da história e os múltiplos acontecimentos nos campos da economia, política e cultura do país, transformam a realidade da escola por meio dos sujeitos, do lugar e das políticas públicas educacionais impulsionadas pelos acontecimentos sociais. Assim, essa pesquisa, com uma abordagem histórica da educação inclusiva tem como objetivo geral: investigar a implementação dos princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no município de Ponta Grossa, PR. Os objetivos específicos são: contextualizar a implementação de políticas educacionais voltadas para os princípios da educação inclusiva no Brasil, a partir da década de 1990; compreender o processo de associação das propostas das políticas educacionais inclusivas do município de Ponta Grossa, PR; analisar o processo de implementação dos princípios da educação inclusiva no município de Ponta Grossa/PR, compreendendo essa realização por meio da Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). O estudo parte do entendimento de que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa, documental e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da pesquisa documental foram analisados documentos nacionais e municipais que tratam especificamente da educação especial ou da educação inclusiva. Os resultados apontam que os documentos legais evidenciam a organização da EE no município; b) os documentos tem vários objetivos em comum no tocante ao PAEE e a importância da família; c) há destaque para a EE em sua abordagem inclusiva, evidente no uso dos termos criança com deficiência; d) conforme os documentos, a EE iniciou sua implementação no ano de 1994, em consonância com a PNEEPEI (2015); e) em relação a organização e rede de apoio destaca-se a parceria entre a SME e as redes especializadas; e por fim, em relação à finalidade da educação especial, alinhado ao paradigma inclusivo sabe-se que somente a formulação de uma legislação não garante a sua aplicabilidade, mas precisa ser colocada em prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent823 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Título: dc.titleAs politicas educacionais voltadas à Educação Especial no municipio de Ponta Grossa, PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Flavia de Paula Vieira - Dissertação.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3944823,91 kBAdobe PDF/bitstream/capes/740936/2/Flavia de Paula Vieira - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons