Conhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio (e-book)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Maria Zilma Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-22T17:19:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-22T17:19:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-22-
identificador: dc.identifier.otherConhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740871-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, no formato e-book foi resultado de um longo período de estudo, pesquisa, análise e reflexão no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2020 e 2023, intitulado “Conhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio”. E constitui-se de dois produtos educacionais dos quais a primeira etapa consta de conhecimentos sobre a adolescência, educação, psicanálise e políticas públicas que foram debatidos e refletidos no curso de formação, conhecimentos estes que compõem esse e-book. O curso contou com a participação de 21 professores(as) e teve a duração de 40 horas, realizado durante um mês, sendo um encontro semanal de 8 horas. A segunda parte do produto educacional consta as ações produzidas pelos docentes, da escola campo, que participaram da formação. Assim, apresento neste produto educacional, essas produções com o intuito de corroborar com a práxis docente na identificação estudantes em sofrimento no ambiente escolar principalmente os relativos à tendencia à automutilação, à ideação suicida e o suicídio. Para que os docentes não fossem identificados, eles foram cognominados com uso de forma numérica, de P1 a P27. A diferença na numeração, ultrapassando 21, justifica-se pelo fato de alguns professores terem respondido o questionário inicial, mas não participaram do curso. Utilizei, como procedimentos didático-pedagógicos: exposição participativa de conteúdo, roda de conversa, debate, trabalhos em grupo, projeção de filmes e vídeos, apresentação de trabalhos. Todos os professores participantes receberam certificação de participação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1818 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAdolescênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálisept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutomutilação-Ideação Suicida e Suicídiopt_BR
Título: dc.titleConhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio (e-book)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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