
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Maria Zilma Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-22T17:19:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-22T17:19:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Conhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740871 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, no formato e-book foi resultado de um longo período de estudo, pesquisa, análise e reflexão no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2020 e 2023, intitulado “Conhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio”. E constitui-se de dois produtos educacionais dos quais a primeira etapa consta de conhecimentos sobre a adolescência, educação, psicanálise e políticas públicas que foram debatidos e refletidos no curso de formação, conhecimentos estes que compõem esse e-book. O curso contou com a participação de 21 professores(as) e teve a duração de 40 horas, realizado durante um mês, sendo um encontro semanal de 8 horas. A segunda parte do produto educacional consta as ações produzidas pelos docentes, da escola campo, que participaram da formação. Assim, apresento neste produto educacional, essas produções com o intuito de corroborar com a práxis docente na identificação estudantes em sofrimento no ambiente escolar principalmente os relativos à tendencia à automutilação, à ideação suicida e o suicídio. Para que os docentes não fossem identificados, eles foram cognominados com uso de forma numérica, de P1 a P27. A diferença na numeração, ultrapassando 21, justifica-se pelo fato de alguns professores terem respondido o questionário inicial, mas não participaram do curso. Utilizei, como procedimentos didático-pedagógicos: exposição participativa de conteúdo, roda de conversa, debate, trabalhos em grupo, projeção de filmes e vídeos, apresentação de trabalhos. Todos os professores participantes receberam certificação de participação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1818 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Automutilação-Ideação Suicida e Suicídio | pt_BR |
| Título: dc.title | Conhecimentos sobre adolescência, educação, psicanálise e produção de ações escolares pelos docentes da rede pública, no curso de formação, para identificar estudantes com tendência a automutilação e ideação suicida e suicídio (e-book) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons