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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, JOÃO GABRIEL JEZIORNY | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEPRE, RITA MELISSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-21T17:27:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-21T17:27:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto-Educação moral no ensino médio_um guia para professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740863 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto “Educação Moral no ensino médio: um guia para professores” é um convite aos professores do ensino médio, para que trabalhem a formação moral de seus alunos e possam desenvolver atividades voltadas a esse fim e oferece, desse modo, um guia de consulta rápida sobre procedimentos e atividades que podem ser utilizados como meios para a construção e desenvolvimento do raciocínio e da autonomia moral dos estudantes. As bases desse guia são as investigações de Lawrence Kohlberg (1992) sobre o desenvolvimento do juízo e do raciocínio moral e as atividades de educação moral propostas por Puig (1998). Neste sentido, são apresentados três procedimentos são eles: clarificação de valores, tem por objetivo estimular o processo de valoração dos estudantes com o propósito de que se deem conta de quais são seus valores e princípios de modo a se sentirem responsáveis e comprometidos com eles; discussão de dilemas morais, tem como objetivo o desenvolvimento do juízo moral a partir da experiência com conflitos cognitivos de natureza moral cuja resolução deve levar o estudante a aquisição de melhores critérios de juízo; compreensão crítica, tem por objetivo buscar referir e aplicar critérios e valores em situações complexas resultantes de situações histórico-sociais concretas. Procura-se esclarecer que autonomia moral é construída ao longo de toda a vida por meio das interações sociais estabelecidas pelas crianças e jovens, sendo a escola entendida como um importante espaço para a construção da moralidade e a formação de valores morais desejáveis a uma vida comum digna, tais como a solidariedade, a generosidade, a coragem e, sobretudo, a justiça. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,26 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação moral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento do raciocínio moral | pt_BR |
Título: dc.title | Educação moral no ensino médio: um guia para professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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