Educação moral no ensino médio: um guia para professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, JOÃO GABRIEL JEZIORNY-
Autor(es): dc.contributor.authorLEPRE, RITA MELISSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-21T17:27:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-21T17:27:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto-Educação moral no ensino médio_um guia para professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740863-
Resumo: dc.description.abstractO produto “Educação Moral no ensino médio: um guia para professores” é um convite aos professores do ensino médio, para que trabalhem a formação moral de seus alunos e possam desenvolver atividades voltadas a esse fim e oferece, desse modo, um guia de consulta rápida sobre procedimentos e atividades que podem ser utilizados como meios para a construção e desenvolvimento do raciocínio e da autonomia moral dos estudantes. As bases desse guia são as investigações de Lawrence Kohlberg (1992) sobre o desenvolvimento do juízo e do raciocínio moral e as atividades de educação moral propostas por Puig (1998). Neste sentido, são apresentados três procedimentos são eles: clarificação de valores, tem por objetivo estimular o processo de valoração dos estudantes com o propósito de que se deem conta de quais são seus valores e princípios de modo a se sentirem responsáveis e comprometidos com eles; discussão de dilemas morais, tem como objetivo o desenvolvimento do juízo moral a partir da experiência com conflitos cognitivos de natureza moral cuja resolução deve levar o estudante a aquisição de melhores critérios de juízo; compreensão crítica, tem por objetivo buscar referir e aplicar critérios e valores em situações complexas resultantes de situações histórico-sociais concretas. Procura-se esclarecer que autonomia moral é construída ao longo de toda a vida por meio das interações sociais estabelecidas pelas crianças e jovens, sendo a escola entendida como um importante espaço para a construção da moralidade e a formação de valores morais desejáveis a uma vida comum digna, tais como a solidariedade, a generosidade, a coragem e, sobretudo, a justiça.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,26 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação moralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdolescênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento do raciocínio moralpt_BR
Título: dc.titleEducação moral no ensino médio: um guia para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Médiopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons