SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, GUSTAVO PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-22T11:42:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-22T11:42:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740848-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação foi embasada na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para orientar o processo de construção, aplicação e validação de uma sequência didática, que visa articular o uso do software matemático Geogebra com sala de aula invertida. Esta articulação é utilizada para ensinar Função Afim em uma turma da 1ª série do Curso Profissionalizante de Nível Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em uma escola do campo com pedagogia de alternância. A primeira teoria orienta o processo de construção de uma situação didática levando em consideração as fases de ação, formulação, validação e institucionalização; já a segunda concebe que a aprendizagem de um conceito matemático deve ocorrer a partir da articulação de vários registros de representação semiótica, sendo eles: registro em língua natural, registro simbólico algébrico e registro tabular. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições de situações didáticas que articulam a utilização do software Geogebra com a sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem de função afim. O produto técnico tecnológico desta investigação, a sequência didática, contemplou a realização de quatro sessões de ensino, nos moldes da Engenharia Didática, e está atrelado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O processo investigativo foi composto de uma análise preliminar, que abarcou um estudo do processo histórico da construção do conceito de função afim e análise dos documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular, Orientações Curriculares para o Ensino Médio no Estado da Bahia e o Plano de Curso Anual da Unidade Escolar. Em seguida houve o processo de concepção da sequência didática, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As análises a posteriori evidenciaram que os participantes da pesquisa passaram a reconhecer a função afim em diferentes registros de representação semiótica, a efetuar transformações do tipo tratamento e do tipo conversão, além de apresentarem desenvolvimento de percepção integrada entre as variáveis visuais de representação no registro gráfico e as suas respectivas unidades simbólicas significativas no registro simbólico algébrico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática Geogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula Invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistros de Representaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Educativa em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleSALA DE AULA INVERTIDA E O USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EXPLORAR FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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