Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHRISTINO, LUCIANE MARTINS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T11:45:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T11:45:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00057810_2022__1__1682539903532_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740687 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação inclui-se na Linha de Pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). O objetivo do estudo foi ampliar as estratégias de apoio do AEE aos estudantes Surdos, falantes de Libras, no contexto de sua escolarização e das demais salas de recurso, a partir da interação com o guia de estudo e o uso do QR Code na qualificação de materiais didáticos de aprendizagem, acrescentando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O problema que conduziu a pesquisa se constituiu em: Como as estratégias de comunicação, informação e aprendizado, apoiadas pela Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), podem ser implementadas a favor dos estudantes Surdos, falantes de Libras, para que possam interagir e aprender de forma autônoma? Do problema de pesquisa, derivam as seguintes perguntas de estudo: De que forma a Libras pode ser implementada em materiais didáticos? Como as TDICs podem auxiliar na acessibilidade comunicacional dos estudantes Surdos? O uso das TDICs favorecem na diminuição de barreiras comunicacionais? O QR Code pode oportunizar um aprendizado mais acessível aos estudantes Surdos? Como os professores das salas de recursos podem mediar o conhecimento com estudantes Surdos? A pesquisa se caracteriza como qualitativa e quanto à metodologia, realizou-se uma busca nos aportes teóricos, com as temáticas: “importância de comunicar-se”; “caminho até a Educação Bilíngue (Libras)”; “aspectos da Libras e seus parâmetros”; e “auxílio da TDIC no processo de ensino e aprendizagem em espaço escolar”. Como produto, organizou-se um guia com mediações sobre a educação de Surdos e sugestões de como incluir a Libras em materiais didáticos usando o QR Code. Este trabalho possibilitará aos demais colegas da área educacional, conhecer o caminho percorrido até a conclusão do QR Code e outras informações que possam aprimorar o conhecimento sobre o tema em questão. Para a testagem deste trabalho, organizouse um grupo de colaboradores pertencentes a rede municipal de ensino de Chapecó, sendo professores Surdos e professores ouvintes que atuam em sala de recurso no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O resultado da testagem do produto foi organizada em agrupamentos temáticos, como: informações sobre a educação dos Surdos; TDIC e QR, amenizando barreiras comunicacionais; e Libras como estratégia de aprendizagem. Quanto ao resultado da testagem do guia, a pesquisa indicou que todos consideraram importante as mediações realizadas sobre o contexto de assuntos Surdos; e quanto ao uso do QR Code nos jogos, responderam que facilita o aprendizado do estudante Surdo e valoriza a Língua de Sinais como direito linguístico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Título: dc.title | Guia: caminhos ao encontro da acessibilidade comunicacional: inclusão de estudantes surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Processo_UDESC_00057810_2022__1__1682539903532_1796.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740687/2/Processo_UDESC_00057810_2022__1__1682539903532_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons