Mulheres em tempos de guerra: memórias de sobreviventes do holocausto judeu

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Gustavo Gabriel da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T15:07:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T15:07:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Gustavo Gabriel da Silva de Castropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740623-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho em questão aborda o ensino da disciplina de História, focando na ausência de relatos sobre a sobrevivência das mulheres pertencentes a grupos segregados durante a Segunda Guerra Mundial, como ciganas, deficientes físicas, judias, entre outras. O objetivo principal da pesquisa é compreender as razões por trás dessa ausência nos livros didáticos, que pode ser atribuída ao pensamento positivista que destacava os grandes heróis masculinos, deixando as mulheres em segundo plano na narrativa histórica, bem como à perspectiva eurocêntrica que valorizava o que a elite considerava relevante. O estudo se concentra na análise do período da Segunda Guerra Mundial, especialmente nos eventos relacionados à sobrevivência das mulheres nos campos de concentração nazistas, não discutidos nos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa identifica essa ausência por meio da análise de coleções didáticas e busca preenchê-la examinando obras literárias relacionadas ao tema, considerando questões de gênero e a perspectiva das mulheres no ensino de História. A principal pergunta da pesquisa é: por que os livros didáticos não abordam a sobrevivência das mulheres pertencentes a minorias durante a Segunda Guerra Mundial? Para responder a essa pergunta, a pesquisa revisa três obras didáticas direcionadas ao 9º ano do Ensino Fundamental e discute o trabalho de autoras como Anne Frank, Lilian Ferreira de Souza, Evelyn Reis Bergamim, Silvelene Gomes de Souza, Bruna Krimberg Von Mühlen, Marlene Neves Strey, Marlia Aguiar Façanha, Viviane da Silva Moreria, Joana Maria Pedro, Joan Scott, Ana Maria Marques, e Moacyr Freitas. De forma abrangente, as obras consideradas como cerne da pesquisa são as de Lilian Ferreira de Souza, sendo estas o arcabouço teórico utilizado frequentemente e Ana Maria Marques no que tange a questão de gênero, ambas de suma relevância. A pesquisa culmina com uma proposta didática para professores do 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo estratégias para enriquecer o ensino sobre a Segunda Guerra Mundial, com foco na história das mulheres sobreviventes desse período específico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Mulheres, Sobrevivência.pt_BR
Título: dc.titleMulheres em tempos de guerra: memórias de sobreviventes do holocausto judeupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfhistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons