GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, BRUNA GOMES DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T11:42:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T11:42:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-12-
identificador: dc.identifier.otherDocumento_UDESC_00052371_2022__1__16818480980009_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740403-
Resumo: dc.description.abstractO atendimento educacional especializado (AEE) é um dos principais serviços para promoção de práticas inclusivas nas escolas comuns de ensino, tendo como uma das funções básicas a identificação e/ou produção de recursos que promovam a eliminação de barreiras nos contextos de aprendizagem, viabilizando a participação dos estudantes, considerando as suas singularidades. Há documentos oficiais que orientam os professores sobre o trabalho desenvolvido no AEE, no entanto, observase ausência de orientação específica de como o AEE deve ser organizado para estudantes autistas, visto que não há uma sistematização de quais estratégias e recursos favoreçam a sua escolarização. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como está ocorrendo a escolarização de estudantes autistas nas classes comuns dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental e identificar alguns dos possíveis recursos e estratégias que promovem a participação e rompem ou minimizam as barreiras na escolarização desses estudantes. Também se analisou como ocorre o trabalho colaborativo entre o professor do AEE e o da sala de aula comum em que estejam matriculados esses estudantes autistas visto que a forma como esse serviço é realizado interfere diretamente no contexto da sala de aula comum. Para atingir os objetivos propostos, este estudo foi dividido em três etapas: revisão bibliográfica, aplicação de questionário múltipla escolha e realização de entrevista semiestruturada. O público da pesquisa foi constituído por professores regentes de primeiros e segundos anos da classe comum do ensino fundamental, os quais tinham estudantes autistas em suas salas de aula. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo categorial e são apresentados divididos em quatro categorias: concepções, acessibilidade, apoios e barreiras. Salienta-se que este estudo tem como base as concepções do modelo social de deficiência e a compreensão do autismo a partir das perspectivas da neurodiversidade. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional intitulado Guia de boas práticas para a inclusão escolar de estudantes autistas. Nele, são apresentados alguns dos possíveis recursos de acessibilidade sensorial, interacional e comunicacional que podem favorecer a escolarização de estudantes autistas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleGUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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