Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Cláudio Lima da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-06T17:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-06T17:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740233-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Quais os efeitos de um conjunto de atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de problemas trigonométricos no triângulo, por meio dos métodos de conceituação e redescoberta, quando aplicada a alunos do 2º ano do Ensino Médio? Para tanto, o objetivo que norteia o processo investigativo é: analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de problemas trigonométricos no triângulo, por meio dos métodos de conceituação e redescoberta, aplicada a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa adotada baseia-se nos pressupostos da Engenharia Didática da 1ª Geração, que se constitui em quatro etapas: (I) Análises Prévias; (II) Concepções e Análises a Priori; (III) Experimentação e (IV) Análise a Posteriori e Validação. Ao confrontar as análises a priori com a análise a posteriori, os resultados mostram o progresso positivo dos estudantes indicando que a SD foi eficiente em promover a aprendizagem dos alunos. Além disso, testes estatísticos, como o Teste Exato de Fisher e o Teste de Hipótese, confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desempenho dos alunos, e minimizou a influência dos fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes. Portanto, o êxito na aplicação pode ser atribuído à metodologia de ensino adotada, a qual se apresentou como uma alternativa à rotina convencional de sala de aula observada na maioria das escolas. Assim, esta dissertação gerou um Produto Educacional intitulado Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais, estruturado e fundamentado em atividades experimentais, resolução de problemas e jogos matemáticos, com o propósito de melhorar o aprendizado de trigonometria no contexto do triângulo por alunos do 2º ano do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9953pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Trigonométricaspt_BR
Título: dc.titleEnsino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais